O novo sistema adotado pela administração pública do município, prevê o término do atendimento médico pelo sistema de fichas, em execução atualmente. Com a nova medida, os médicos cumprirão as 40 horas semanais, ficando à disposição da população.
Em entrevista cedida à Rádio Missioneira, na manhã da última terça-feira (11), o prefeito do município de Roque Gonzales, João Haas, divulgou o novo sistema de atendimento na área da saúde. Haas, garantiu que no novo método, os médicos que atendem nos ESFs ficarão à disposição da população durante 40 horas semanais e não haverá mais o atendimento por fichas.
Segundo o gestor municipal, durante uma reunião junto com os médicos, ficou acertado que a partir de então os mesmos atuarão de acordo com a carga horária contratual. As 40 horas serão cumpridas integralmente dentro dos ESFs em atendimento de consultas e, se sobrar tempo, serão realizadas outras atividades a serem definidas pela Secretaria Municipal de Saúde, tais como ações em saúde preventiva, palestras e visitas às famílias.
O novo método de trabalho a ser executado, não permitirá que os médicos saiam para atendimento particular durante o período de trabalho no poder público municipal. A partir de agora, conforme a nova metodologia de trabalho, o profissional chegará no seu ESF, registrará seu ponto e somente sairá ao final do período de sua jornada.
As novas mudanças ocorreram para facilitar o atendimento no sistema municipal de saúde e para melhor aproveitar os recursos federias para este fim.
Fonte: Programa Roque em Destaque
RS 168, Saída para São Luiz Gonzaga