Notícias

07/12/2018 15:05


Otávio Reichert - INTEGRANDO 07/12/2018

Possum: Dentre as curiosidades da Nova Zelândia, cito fato curioso. Em idos tempos, por não existirem predadores naturais para as aves, muitas destas perderam sua capacidade de voar. Com a chegada dos primeiros humanos, mamíferos predadores de aves foram introduzidos ao país, causando a extinção, ou quase, de muitas espécies nativas não preparadas para a defesa ao invasor. Atualmente, o governo Neozelandês empreende iniciativas para erradicar o país dos predadores invasores. Para tanto, fazem uso de estratégias polêmicas, dentre elas a pulverização de iscas, nas áreas de parques florestais, contendo o potentíssimo veneno “Fluoroacetato de Sódio”, conhecido como “1080” e proibido no Brasil. Justificam a medida radical, que divide opiniões no país, ao alto custo do controle de pestes com arapucas, pela grandeza das áreas de atuação destes predadores.

Kiwi: Entre as aves naturais do país está o Kiwi. Endêmica da região, está em perigo de extinção. O kiwi não voa, tampouco distingue cores, e por deixar um rastro de cheiro donde passa se tornou presa fácil. Adulto, tem tamanho semelhante ao de uma galinha, porém seu ovo pode pesar até 1kg, ou 5 vezes maior se comparado à galinha. Por suas características únicas, é símbolo da Nova Zelândia, sendo que as pessoas ali nascidas se autodenominam Kiwis.

Os gritos da vovó: Há 52 idosos institucionalizados no Lar da Velhice Isabel O. Rodrigues. Todos trazem sua história, suas alegrias e dores, conflitos que a idade somatiza a todos. Por mais que busquemos dar boa qualidade de vida, por vezes são insuficientes para o idoso, muitos deles desassistidos pela família. Outros lá estão porque a residência (apartamentos) dificulta o deslocamento com cadeiras de rodas, e ainda por motivos clínicos. Os gritos da vovó?
Autorizado pela família, falo dela. Acometida por Alzheimer e surdez, estas patologias contribuíam para, por vezes, ficar horas em gritos intermitentes. Mesmo não agudos, os gritos ecoavam além corredores, lar afora. Alguns transeuntes da Marquês do Herval, zona norte santo-angelense, ao ouvirem os gritos inclusive tocaram a campainha para saber a causa. Louvo-os, pois mostraram preocupação com o bem-estar dela, mesmo sendo desconhecida para eles.
Não mais ouvirão, pois a querida vovó Helena Callegaro, 88 anos, foi a óbito no dia 3 Dez. 2018.
Como já citei, ela era muito bem assistida pela família. Nem os médicos especialistas conseguiram neutralizar o “Delirium” da vovó. Descanse em paz!

Humor: No fórum, o juiz ao réu: - O senhor está sendo acusado de quê?
- Estou sendo acusado porque resolvi fazer as compras de natal antes do tempo certo.
- Como assim? Isso não é crime! O quão antes você tava fazendo as compras?
- Antes das lojas abrirem…

Jantar Baile: Neste 8 de dezembro, no CTG 20 de Setembro. Com apresentações artísticas de invernadas tradicionalistas e show musical de Mauro Tomé e Grupo, terá na sequência o Grupo Gana Missioneira, com Claudio Vargas, levarão ao palco música fandangueira, dançante. 
Durante o evento, acontecerá o lançamento da revista Talento.
Cartões a R$ 25, disponíveis com integrantes da ASLE e da patronagem do CTG 20 de Setembro. Contato: 99118 2080 (Vivo)
O baile terá início às 22:30h, após o show de Mauro Tomé e Grupo. Ingressos somente ao baile: R$ 10,00 por pessoa. 

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...