Notícias

06/12/2018 10:27


10º festival de pratos a base de milho será dia dois de maio

Evento que integra a programação da 19ª FENAMILHO Internacional foi lançado nesta semana. 44 municípios indicarão receitas doces e salgadas
A décima edição do Festival de Pratos Típicos de Milho será dia dois de maio de 2019, às 14 horas, como tradicionalmente ocorre, durante a 19ª FENAMILHO Internacional. A data foi anunciada nesta semana, durante a cerimônia de lançamento do festival Delícias do Milho, no Auditório Iglenho Burtet, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo, que reuniu extensionistas e técnicos dos 44 municípios da região da abrangência da Gerência Regional da Emater/RS, com sede em Santa Rosa. 
A solenidade de lançamento contou com a participação do presidente da 19ª FENAMILHO Internacional, Bruno Hesse, do gerente regional da Emater/RS, Ademir Renato Nedel, da Rainha da feira, Fabiane Koaski da Silva, e das princesas Thaís Lersch e Daniele Lang, do coordenador da Comissão da Agricultura da FENAMILHO, Diomar Formenton, do presidente da Associação de Produtores Hortigranjeiros e Produtos Coloniais de Santo Ângelo, Reinaldo Machado e da vice-primeira-dama do município, Ligia Hesse. 
A partir do lançamento, extensionistas e técnicos da Emater passam a tratar da organização do festival nos escritórios municipais envolvendo os clubes de mães do meio rural. A coordenadora regional do Festival de Pratos Típicos do Milho, Vanessa Gnoatto, assistente técnica da Emater, disse que até março serão definidos pelos municípios dois pratos a base de milho - um doce e um salgado - que serão degustados e premiados no dia 2 de maio, na FENAMILHO. Os classificados para a etapa regional serão reunidos em um livro de receitas. Segundo Vanessa, inicia-se agora a divulgação do festival nos municípios e cada escritório tem autonomia para definir o modelo de indicação dos pratos. "Sempre considerando a valorização do milho como alimento, o incentivo a uma produção mais orgânica e a criatividade da receita", declarou. 
Em Santo Ângelo, serão indicados dez pratos para a etapa regional, sendo cinco doces e cinco salgados, e a coordenação é da extensionista Rural Social do escritório local, Thaís Trindade de Ávila. 
MANIFESTAÇÕES
Bruno Hesse destacou a organização da abertura oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul que será em Santo Ângelo, em janeiro de 2019, ano da 19ª FENAMILHO Internacional, e a sua importância para divulgar a feira e despertar para a cultura do milho como o "combustível" da propriedade rural. O presidente voltou a destacar que a feira está formatada e que pretende dar ênfase ao agronegócio que, segundo Hesse, é o sustentáculo da economia nacional. Ele anunciou o dia dois de maio como o dia da feira dedicado ao milho, com a realização do Festival de Pratos Típicos, palestras e conferências abordando a cultura. "Estamos imbuídos em fazer uma grande feira, com o engajamento das comissões organizadoras e da sociedade local e regional, caminhamos para uma das maiores feiras dos últimos anos", concluiu. 
"A Fenamilho é o palco apropriado para incentivar a produção e consumo do milho. A feira reconhece o significado econômico da cultura para a Região Noroeste", declarou o gerente regional da Emater, Ademir Renato Nedel. 
Fotos: Fernando Gomes 
Site: Monumento à Fenamilho 
Site: Espaço do Colono 
Site: Fenamilho Internacional 18 Edição 2017 
Site: Fenamilho Internacional 17 Edição 2015

Fenamilho registra superavit de mais de R$ 1 milhão 
Fenamilho Divulga Programação Oficial - Notícias 
Comitiva da Fenamilho Internacional é recebida no Paraguai 2017 
18ª Fenamilho Internacional é lançada em Oberá, Argentina
Comunidade pode acessar informações da Fenamilho 

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...