Notícias

18/07/2017 08:39


FENAMILHO abre discussões da programação para 2019

Inovações nos grandes debates e nas propostas de eventos voltados à agropecuária, turismo e de shows foram apresentadas às entidades promotoras
Diferentemente do que aconteceu neste ano, em que os organizadores tiveram pouco mais de cem dias para realizar a 18ª FENAMILHO Internacional, a Comissão Central esteve reunida na quarta-feira, 12, no Centro Administrativo do Parque de Exposições Siegfried Ritter, e iniciou com bastante antecedência às discussões sobre as atrações que farão parte da programação da 19ª edição que será realizada de 27 de abril a 5 de maio de 2019. Na reunião, o presidente da ACISA, Douglas Winter Ciechowicz, foi confirmado como 1º vice-presidente da feira. 
Estão sendo debatidas uma série de novidades, apresentadas às entidades promotoras para discussão pelo presidente da futura edição, o vice-prefeito Bruno Hesse, com base em informações colhidas junto ao público da edição da feira deste ano e sugestões de diferentes setores da sociedade santo-angelense. Hesse revela que um dos projetos para 2019 é buscar recursos junto ao Ministério da Indústria e Comércio, SEBRAE, SENAI, SENAC, SESI e outras instituições afins para incentivar a participação de micro e pequenas empresas na feira. 
A realização de um grande evento festivo durante a 19ª FENAMILHO alusivo ao trabalhador, no dia primeiro de maio, ganhou força entre as lideranças setoriais da comissão organizadora. Um dos propósitos é levar a família ao parque de exposições oferecendo acesso a shows musicais, eventos artísticos e culturais, desfiles temáticos e atividades de lazer, e com custos diferenciados no setor da alimentação. 
Na área do Turismo, a proposta é realizar um Seminário Internacional reunido os 30 Povos das Reduções Jesuíticas, envolvendo lideranças políticas, culturais e religiosas dos sete povos missioneiros, 15 argentinos e oito paraguaios.
Entre as sugestões apresentadas, está à realização de rodeio no fim de semana de abertura da FENAMILHO, em parceria com as entidades tradicionalistas locais e regionais. Um leilão de gado leiteiro e de corte, de eqüino e de ovinos de diferentes raças também foi apresentado às entidades promotoras, como alternativa para atrair um público diferenciado à 19ª edição, além de agregar novas possibilidades de negócios ao evento. Hesse defendeu que ambos as propostas devem ser auto-sustentáveis através de patrocínios captados junto aos setores afins. 
O presidente da 19ª FENAMILHO também propôs uma nova área para instalação da lavoura demonstrativa do grão, com acesso facilitado, e a antecipação na busca de parceiros para qualificar ainda mais a apresentação do milho. “É o produto que dá nome à nossa feira e precisamos apresentar e valorizar a cultura do grão como uma grande alternativa econômica para as propriedades rurais”, argumentou Bruno Hesse. Segundo o presidente, a vinda de um palestrante com conhecimento da cultura para defender a importância do milho no setor agrícola também é uma proposta a ser analisada pela Comissão Central da feira. 
Na área da suinocultura, a ideia é dedicar em parceria com a Alibem Alimentos, um dia para debater a cultura, com a finalidade de ampliar o número de produtores integrados em Santo Ângelo e na região missioneira. 19ª Fenamilho 2019
Fotos: Fernando Gomes. 
Site: Fenamilho Internacional 
Site: Fenamilho Internacional 17 Edição 2015 
Site: Fenamilho Internacional 18 Edição 2017 
Vídeo: Guri de Uruguaiana 
Imagem: Fenamilho Internacional 18 Edição 2017 
Imagem: Imagens Fenamilho 2015

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...