A Administração Pública Municipal de Porto Xavier confirmou na quarta-feira (08) a assinatura da ordem de serviço por parte do DNIT, autorizando a empresa COESA Construção e Montagens S/A, elaborar o projeto na Rodovia BR-392, que se subentende a Ponte Internacional ligando o Brasil à Argentina no ponto de fronteira Porto Xavier/San Javier.
A elaboração do projeto contará com um importante suporte técnico levantado durante a mobilização da região missioneiro para sensibilizar os governos Brasileiro e Argentino, sendo o Anteprojeto com dados e informações aproveitáveis nesta etapa inicial. Segundo manifestação a Coesa, em outubro de 2022, todos os dados levantados poderão ser aproveitados devido a legitimidade técnica apresentada e observada.
Para o Secretário do Desenvolvimento Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, esta conexão física com a Argentina irá selar uma luta que perdura por quase meio século, e atenderá a demanda reprimida de investidores tradicionais de comércio internacional em Porto Xavier.
Gilberto Menin, prefeito de Porto Xavier, ao comemorar mais este passo dado, garante que a região missioneira, através da Associação de Municípios das Missões estará mobilizada, cobrando do governo e parlamentares, para que todas as etapas sejam concluídas até o final da obra.
A construção da Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai entre Porto Xavier no Brasil e San Javier na Argentina está previamente orçada em mais de R$ 221 milhões.
Trecho do documento assinado pelo DNIT
Processo nº 50600.020557/2022-90
ORDEM DE INÍCIO DE SERVIÇOS DE ELABORÇÃO DE PROJETOS
Pela presente Ordem fica a Empresa COESA Construção e Montagens S/A - em
Recuperação Judicial, autorizada a iniciar, a partir de 09/02/2023, a execução dos SERVIÇOS DE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS na Rodovia BR-392/RS, objeto do Contrato TT-577/2022 celebrado
em razão Dispensa de Licitação nº 05/2022, constante do Processo nº 50600.020557/2022-90.
HIRATAN PINHEIRO DA SILVA
SUPERINTENDENTE REGIONAL
NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/DNIT