O dia 17/03/2022, muito aguardado pela comunidade de Porto Xavier e região, pois a partir das 15 horas, o Ministério dos Transportes, através do DNIT, realizou a abertura das propostas para a contratação da empresa, ou consórcio de empresas que faria construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier.
Para a surpresa de todos, as cinco empresas que participaram e se habilitaram na licitação, cotaram o valor acima do valor estimado pelo DNIT, todas as propostas em um valor bem considerável acima. Com isso, a licitação precisou ser anulada e o DNIT deverá fazer a devida correção dos preços e ser chamada nova licitação, o que demandará no mínimo mais 60 dias.
A região inteira estava na expectativa de que o resultado fosse anunciado, e a empresa, ou consórcio de empresas contratada, para o imediato início da construção desta importante obra.
Por esta luta ser de décadas e por estarmos num ano político, ainda há alguma descrença quanto a realização deste sonho. Precisamos ser otimistas, porém cautelosos, vendo as inúmeras obras deste governo acontecendo e pelo apoio político que Porto Xavier e região conseguiu, ainda podemos ter esperança que esta obra ainda inicia no segundo semestre deste ano.
Para quem quiser acompanhar o andamento, na internet o assunto está neste endereço. RDC ELETRÔNICO Nº 533/2021 – UASG 393003 – Nº Processo: 50600032749202168.
Fonte: Jornal a Gazeta do Povo