Notícias

02/10/2021 08:50


PORTO XAVIER BUSCA ALTERNATIVAS DE RENDA PARA PROPRIEDADES RURAIS CRIAR PEIXES PODE SER UMA DELAS

Visando ampliar a diversidade produtiva local, possibilitar aumento de renda no campo, viabilizar cada vez mais a atividade agrícola, a Administração Pública Municipal se engajou, juntamente com a Comissão Especial para a Cadeia Produtiva da Piscicultura, da Assembleia Legislativa do RS, na realização da reunião temática sobre a piscicultura e aquicultura, ocorrida no Município de Porto Xavier no dia 01 de outubro.
A reunião, realizada de forma hibrida – presencial e on-line – objetivou debater as principais dificuldades e vantagens da criação de peixes, em especial tilápia, em dois painéis: “o futuro da tilapicultura nas pequenas propriedades” e “rações, nutrientes e manejo – repercussões no custo de produção de peixes”.
Participaram do debate, presencialmente, mais de 40 lideranças de vários municípios da região, dentre Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, produtores, integrantes da EMATER/RS-ASCAR, etc. Ao final do encontro foi proposta a “Carta de Porto Xavier”, documento que referendará a importância da regulamentação da atividade de criação de peixes e o reconhecimento dela como uma alternativa de renda, enfocando, principalmente, nos aspectos relativos ao licenciamento ambiental (reivindicar sua regulamentação para possibilitar aos municípios o licenciamento), assistência técnica, aproximação da atividade com universidades objetivando a qualificação, além da cooperação.
Para o Prefeito Gilberto Menin, a agricultura está se consolidando como uma das principais estratégias de desenvolvimento, o que está fazendo muitos dos jovens formados em universidades voltarem para o interior. É por isso que é extremamente importante garantir fontes alternativas de renda e fazer o interior ser cada vez mais forte.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...