Há 84 anos um grupo de patriotas gaúchos buscaram um símbolo que representasse o ardor patriótico do povo brasileiro. Desde então é realizada anualmente a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que percorre todo o território nacional levada pela Liga da Defesa Nacional, unindo raças e acendendo a esperança de poder acreditar e construir um mundo melhor.
Em Porto Xavier, a passagem deste Fogo Simbólico foi no dia 17 de agosto, onde foi deixado, sob guarnição da Brigada Militar, uma centelha, que será utilizada para ascender a Pira da Pátria em primeiro de setembro. Neste ano, marcando a 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, uma programação extensa de recepção foi realizada na cidade fronteiriça, que recebe turistas de toda região para visitar as belezas locais e fazer compras no Free Shop.
Segundo o Prefeito Gilberto Menin, a Secretaria Municipal de Educação local realizou uma atividade comunitária com a participação das escolas e da comunidade em geral. O evento contou com café de cambona e bolinho frito, feira de produtos coloniais e artesanato, Cerimonial de Recebimento da Centelha, apresentação de artistas locais e almoço comunitário.
Com algumas permissões, dentro dos protocolos de segurança na prevenção ao Covid, esta atividade teve o objetivo de integrar a comunidade, e despertar uma reflexão dos participantes sobre a importância de valorizar a comunidade local, de desempenhar suas funções cívicas e contribuir com o desenvolvimento local e sustentável.