Uma reunião no gabinete do Prefeito de Porto Xavier, na quarta-feira (03), pautou videomonitoramento na cidade. Estiveram presentes os representantes do Grupo de Apoio a Brigada Militar local (GABMIL).
No momento foram discutidos os encaminhamentos e definições para dar continuidade ao projeto de instalação de um sistema de videomonitoramento no Município. Segundo a GABMIL é necessário a assinatura do Termo de Cooperação entre o Município e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, para dar andamento ao projeto.
Segundo o Prefeito Gilberto Menin, a equipe técnica da prefeitura deverá fazer o levantamento das informações técnicas necessárias que devem constar no termo, sendo essa a única pendência existente para sua finalização. “Vamos acelerar este processo, pois estamos recebendo muitos turistas na cidade e o nosso comercio está em evolução” destacou Menin, ao falar da preocupação com a segurança pública no município.
Uma campanha local para arrecadação dos recursos será realizada, e a Prefeitura disponibilizará um bom montante em contrapartida, principalmente no que se refere a manutenção do sistema. A Cooperativa Cermissões doou em julho de 2020, 11 postes que serão utilizados para instalação das câmeras.