Prof. Ovídio Kaiser
Com muita alegria volto a escrever nesta coluna, após um mês de férias, necessárias para recarregar as baterias, muito embora tenha estado muito atento a tudo o que diz respeito a meu trabalho e participando de reuniões online sobre os assuntos e projetos relacionados com o Desenvolvimento, o Turismo e nossas fronteiras.
Ponte Internacional:
Era aguardado por todos, com muita expectativa, a abertura das propostas das empresas interessadas em executar as obras da Ponte, o que estava programado pelo próprio Edital para o último dia 02 de fevereiro.
Segundo as informações que obtive com o Diretor de Planejamento, Pesquisas e Projetos do DNIT, Eng. Luiz Guilherme, houve a necessidade de uma prorrogação do prazo, por questões técnicas e a pedido das Empresas construtoras. Foi remarcada esta data para o dia 17 de março do corrente ano.
Reabertura de nossas fronteiras:
Outro assunto aguardado com muita expectativa por todos nós aqui da fronteira Noroeste era a reabertura de nossas fronteiras com Misiones. Nesta semana, no dia 02 (Quarta Feira) foi publicada uma Norma Administrativa pelo Governo Federal da Argentina, aprovando a abertura dos Passos Fronteiriços de San Javier; Alba Posse; e El Soberbio além de outros no Paraná a partir do dia 05 deste Mês.
Quanto as exigências, ficou estabelecido que o Turista deverá apresentar no momento do ingresso:
- Comprovante de no mínimo duas doses da Vacina Anti Covid requerida para pessoas com idade superior a 6 anos.
- Declaração Jurada (para entrada e saída) impressa ou no Celular, que se obtém em Migraciones Argentina site: https://ddjj.migraciones.gob.ar/app/home.php, exigida para quem transitar além dos 50 km do ponto de entrada.
Seguiremos atentos ao desdobrar dos acontecimentos e estaremos divulgando nesta coluna, na imprensa escrita e falada, bem como nas redes sociais tudo o que diz respeito aos trâmites de fronteira.