Notícias

11/11/2016 11:00


Região das Missões representa o Brasil na Marca da América do Sul Para o Mundo

Assinado o Termo de Cooperação para que o conjunto dos atrativos jesuíticos da América do Sul, por meio das Missões do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, se tornem a imagem turística Sul Americana mundial. O ato ocorreu no dia 9/11 durante do 1º Encontro de Governadores, Prefeitos, Vereadores do Circuito Internacional das Missões Jesuíticas da América do Sul, que vai até a próxima sexta-feira (11) em Encarnación/Itapúa/Paraguai.
O documento firmado entre os cinco países teve como responsável do Brasil o governo do Estado do Rio Grande do Sul, na ocasião representado pelo diretor geral da Secretaria de Turismo do RS, Idilio Pasuch. Diante deste compromisso oficial, foi consolidada a união entre as lideranças destes territórios identificando objetivamente as demandas a serem executadas.
Para o presidente da AMM/Funmissões, Valdir Andres, foi de grande importância a presença da comitiva missioneira, que foi muito bem recepcionada pelo governo de Itapúa/Paraguai. “O governador de Itapúa, Luis Gneiting, foi extremamente atencioso com a nossa delegação brasileira, se mostrando sempre interessado em tudo o que está acontecendo em nosso país, em nosso estado e em nossa região, nos valorizando e nos reconhecendo como irmãos missioneiros”, salientou Andres, que é prefeito de Santo Ângelo.
Demandas históricas
No Brasil, na região das Missões, as ações históricas necessárias são: acessos asfálticos de São Lourenço Mártir (São Luiz Gonzaga) e São João Batista (Entre-Ijuís); conclusão das obras do aeroporto regional de Santo Ângelo e sua internacionalização; viabilização da ponte internacional Porto Xavier/San Javier; criação da Agência de Desenvolvimento; execução de um plano de marketing para divulgação e promoção internacional; resolução das questões fronteiriças; sinalização turística para todo o circuito internacional – a rota unificada entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Reconhecimento mundial
O painel do Brasil foi conduzido pela região das Missões, por José Roberto de Oliveira, coordenador brasileiro no desenvolvimento da Rota Turística Jesuítica-Guarani, que estava acompanhado do presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Valdir Andres, e da diretora do Detur/Funmissões, Rosane Grabia.
Em sua explanação, Oliveira reiterou que o turismo é o maior gerador de emprego no mundo. “Este potencial tem que, obrigatoriamente, ser utilizado pelas regiões que detêm atrativos jesuíticos e que agora, neste novo cenário, compõem a MARCA SUL AMERICANA PARA O MERCADO MUNDIAL”, enfatizou o coordenador brasileiro.
Próxima etapa
Ficou acertado que no início de 2017, na Feira Internacional de Turismo na Espanha, será apresentado integralmente o produto turístico ao mercado mundial. “Isto significa a importância da aceleração das visões profissionais com relação à temática. Pois, a repercussão da exposição mundial que vai acontecer, exigirá que os 26 municípios da AMM estejam preparados à curtíssimo prazo para receberem centenas, milhares de turistas que virão conhecer a região das Missões”, ressaltou José Roberto de Oliveira.
Delegação brasileira
Também integraram a comitiva brasileira os prefeitos de Caibaté, Sérgio Birck; São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo; Entre-Ijuís, José Paulo Meneguni; Mato Queimado, Nelson Hentz; vice-prefeito de Roque Gonzales, Lino Wohlfahrt; secretária de Turismo de São Miguel das Missões, Márcia Heck; secretário de Cultura de Santo Ângelo, Julio Matos; secretário Executivo da AMM, Norberto Schoffen; secretário de Saúde de Porto Xavier, Iury Sommer Zabolotsky; vereadores de Santo Ângelo, osvaldir Ribeiro de Souza, Marcos Mattos, Zilá Andres e Lauri Juliani; de São Luiz Gonzaga, vereador Paulo Cesar Trindade; de Porto Xavier, Sergio Alves; assessora de imprensa da AMM/Funmissões, Karin Schmidt; do Caminho das Missões, Romaldo Melher e Marta Benatti, entre outros. 
FOTOS: Karin Schmidt
Assessora de Imprensa
Associação dos Municípios das Missões (AMM).

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...