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A PAJADA NOS PAÍSES DO CONESUL



    Payada - 24 de Agosto dia do Payador no Uruguai
    Para o município colombiano, ver Paya (Boyacá) .
    A payada ou paya é uma arte tradicional na cultura sul-americana.
    A payada , na Argentina , Uruguai , sul do Brasil , e partes do Paraguai , ou paya no Chile , é uma arte poética musical pertencente à cultura hispânica, que adquiriu um grande desenvolvimento no Cone Sul de América, em que uma pessoa O menestrel , improvisa uma rima recitada, cantada e acompanhada por um violão. Quando a canção menestrel é um dueto chamado contraponto e assume a forma de um duelo sung, em que cada payador deve responder payando a perguntas de seu oponente, e depois virar para perguntar da mesma forma. Estes geralmente duram em dueto horas de payadas, às vezes dias, e terminam quando um dos cantores não responder imediatamente à pergunta de seu oponente.
    É uma arte relacionada com a versolarismo Basco, Trova alpujarreño e repentismo cubana. Este tipo de "discussão dialética" reflete um padrão que tem estado presente em muitas culturas, e é parte da tradição asiática , as culturas de grego e romano história e Mediterrâneo muçulmano .
    A payada na Argentina e Uruguai
    Payador estátua em Tres Arroyos , Argentina
    Como pano de fundo para o surgimento dessa arte no Río de la Plata , pode ser a obra de Bartolomé Hidalgo nasceu em Montevidéu, em 1788 , que é considerado o primeiro poeta gaúcho. A data de seu nascimento (24 de agosto) foi estabelecido por lei como o "Dia do payador" no Uruguai ". Na Argentina é estabelecido 23 de julho como o "Dia de payador" em memória da famosa payada realizada entre Juan Nava e Gabino Ezeiza, em 1884 , em Paysandú , que venceu o lendário Gabino Ezeiza com a improvisação do que se tornou sua canção "Hail to Resume".
    O menestrel primeiro cujo nome está gravado é um soldado que lutou contra a invasão britânica em 1806-1807:. Simon Mendez, apelidado Guasquita
    Na Argentina e no Uruguai a cultura payada é parte do gaúcho . Santos Vega é considerado o payador excelência, mas até agora tem seguidores em linha com Gabino Ezeiza , Betinoti José , Carlos Molina , Abel Soria , Galego julho , Gabino Sosa Benitez , Cayetano Daglio , Luis Acosta Garcia , Catino Arias , Higinio Cação , John E. Aristeguy , Antonio Caggiano , Francisco N. Bianco , entre outros.
    Entre a corrente payadores Uruguai e Argentina pode ser nomeado alguns como José Curbelo , Marta Suint , Walter Moseguí , Álvaro Casquero ,Aldo Crubellier , Jorge Soccodato , Mariela Acevedo , Hector Umpierrez , Saliwonczyk Wilson , Gustavo Guichon , Emanuel Gabotto , Marchesini Carlos , Luis Genaro , Luis Barrionuevo , Paul Diaz , Manuel Rosa , Carlos Sferra , Ricardo Pino , Cristina Mendez , Salvat Liliana , Julian M.Castro , Christian Diaz , etc.
    O payada no sul do Brasil
    Como parte da região e da cultura gaúcha , no sul do Brasil , especialmente no estado do Rio Grande do Sul , compartilha com a Argentina e no Uruguai, a prática da música menestrel chamado lá também pajada , a palavra Português que é pronunciado .
    No Brasil, as "pajadas" são cantadas em versos espinélio décimo , com acompanhamento musical de um músico de apoio, geralmente no estilo de milonga . O menestrel ou pajador no Brasil é considerado um repentista , nome conhecido no país que os artistas se apresentam cantando versos improvisados.
    O maior nome da a pajada brasileira é Jayme Caetano Braun (1924/1999). Hoje, os mais conhecidos dentro e fora do Brasil são Paulo Freitas Mendonca e Pedro Júnior Lemos da Fontoura 
    No Rio Grande do Sul, é estebalecido por lei estadual o 30 de janeiro como Dia Pajador Gaúcho, (Gaucho Dia payador), em homenagem a um dos mais renomados payadores cultura gaúcha brasileira Jayme Caetano Braun , que nasceu no mesmo dia.
    O paya no Chile
    A paya é uma arte muito popular na zona central do Chile e importante parte da cultura rural ou huasa . Os versos utilizados são a quadra ea décima . Ele foi perseguido pelas autoridades durante o século XIX , e suas letras tornou-se conhecida como a "lira popular" .
    Permanece na memória popular, um encontro épico ou " O encuentramiento " em 1830 , que durou 80 horas entre Taguada Mulato e de Javier de la Rosa , que foi gravado por escrito quase inteiramente. A vitória foi para De la Rosa com a sua cultura. El Mulato Taguada, antes de sua falha, ele teria enforcado pendurado com as cordas de sua guitarra.
    Nos anos 50 do século XX, Santos Rubio , o popular cantor cego, seguiu do palco para as gravadoras, e durante os anos seguintes foram publicados os discos e cassetes com gravações de reuniões de menestréis.
    Durante os anos noventa do século XX, no limiar Rádio , permaneceu um payas semanais payadores onde Pedro Yanez e Eduardo Peralta responderam às propostas e desafios que o público fazia por telefone.
    Há reuniões regulares organizadas por alguns payadores municípios ou instituições sociais que participam payadores todo o país. Essas atividades permanecem em vigor esta arte para as novas gerações.
    Liborio Salgado é a essência do payador no Chile. Ele disse Payo o diabo , lenda repete em outros países da América Latina, por exemplo, na Argentina é atribuída a Santos Vega anedota semelhante na Colômbia Moscote Francisco, chamado de "Francisco, o Homem", que enfrentou o Diabo em um "piqueria" vallenato, (uma das versões da payada colombiana, assim como a Antioquia trova e o Ranger contraponto) versos Acordeão de duelo e execução, que finalmente ganhou cantando para o Credo Católico Reves, quando então seu adversário fugiu de terror. O caráter de "Francisco, o Homem" é mencionado várias vezes no romance de Gabriel García Márquez "Cem Anos de Solidão".

     

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