Notícias

06/07/2018 12:27


Valentim Von Adamovich Escultor Sacro das Missões

Nasceu em 06 de Julho de 1899 e faleceu em 29 de abril de 1961.
Quem entalhou as imagens da Catedral Santo Ângelo?
O artista austríaco procurou no anonimato da humildade e da pobreza a paz de espírito que os outros homens lhe roubaram.
Valentim Petrus Emmerich Stephan Von Adamovich escultor em pedra Grês na Região das Missões, Rio Grande do Sul, é o autor das obras que ornamentam a igreja símbolo da capital das Missões Santo Ângelo. 
Valentin Von Adamovich viveu parte de sua vida em Santo Ângelo, foi um imigrante austríaco formado em engenharia civil e belas artes. Veio para o Brasil atrás da obra de Pe. Antônio Sepp, que era seu conterrâneo, no entanto, só encontrou os restos da cultura missioneira iniciada por este gênio das Missões. Influenciado se apaixona pelas missões e sua história. Conforme informações pertencentes ao Museu Municipal Dr. Olavo Machado, Adamovich era filho de um governador de Tirol, região das Austria, quando veio para o Brasil se instalou em Cerro Largo e lá conheceu Dona Clarinda Lunkes, com quem viveu até o fim de sua vida.
O artista e engenheiro foi preso e torturado no final da segunda guerra, quando uma cultura de perseguição aos alemães se instalou em todo o Brasil e inclusive nas missões, os imigrantes desta origem eram acusados de nazistas e foram perseguidos. Quando liberto regressou à sua esposa após poucos messes de prisão e está não o reconheceu devido aos ferimentos e desnutrição.
Valentin Von Adamovich referência histórica em escultura na Região das Missões, por onde passou deixou a sua arte: Um altar folheado em ouro na igreja de Cerro Largo obra em Mato Queimado, Rincão Vermelho, São Luiz Gonzaga na Igreja Matriz e nas Ruínas de São João Batista (segundo os documentos históricos o Monumento Pe. Antônio Sepp, na entrada de São João Batista foi à realização de um sonho) e em Santo Ângelo, quando em 1952 veio contratado pelo Padre Paulo Stacovich, para dar acabamento ao pórtico da atual Catedral Angelopolitana. Ele esboçou as sete imagens que representam os padroeiros dos Sete Povos e ornamentam o alto da fachada da Catedral(frontispício). 
Vídeo documentário Von Adamovich: o gênio esquecido, Vida e Obra. 
Imagens das obras de Adamovich

Seu túmulo está localizado no cemitério Sagrada Família sem nenhuma ornamentação ou honraria. Embora a igreja e os atuais ocupantes de postos políticos sentenciem um silêncio cultural em relação a estas páginas da história, a obra continuará exposta no alto do maior símbolo dos santo-angelenses a Catedral Angelopolitana. Sendo assim, de tempos em tempos a pergunta voltará: Quem entalhou as imagens da Catedral.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Lagos Restaurante e Lancheria em Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...