Notícias

27/01/2017 13:23


Otávio Reichert - INTEGRANDO 28/01/2017

Ser professor: Texto abrangente, incluindo também o caro leitor. Além dos formados nesta área, a arte de ser professor requer manhas e, principalmente, muita calma. Pais e irmãos são professores, idem aos colegas, os profissionais militares, os chefes, etc.
Não se pode esperar que o aprendiz tenha, nos 1º atos, a mesma qualidade do mestre. Talvez nunca alcance a sua “perfeição”, até porque temos nosso jeito particular.
Exemplos: Na enfermagem, ensinar a preparar e aplicar uma injeção ou instalar soro nalgum paciente. Ao aprendiz "faltam mãos" para coordenar o abrir da ampola, manipular a seringa sem contaminá-la e, principalmente, aplicá-la no paciente. E este ainda mais nervoso se perceber a insegurança do aplicador.
Noutra instância, aprender a dirigir um veículo requer muitas ações concomitantes, e sem desviar a atenção do trânsito. O bom instrutor precisa incentivar o aluno, transmitir-lhe confiança. Ainda assim, dificilmente realizará a meta desejada com nota 10.
Em atividades caseiras, desde secar louças, preparar alimentos, carece mostrar como fazê-lo, repetir a explicação e movimentos ao ato. Exercite o ato de ser um bom professor. O aluno agradecerá.

Educação Inclusiva (EI): O que é? Incluir na sala de aula, vida comum, na comunidade.
Como funciona? O colega Tenente Silveira, servindo no 1º B Com, abordou este tema comparando a EI brasileira, referenciando as Missões, e comparando-a à Espanha.
Em Santo Ângelo a EI também nas escolas, mas geralmente se interliga com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que atende alunos oriundos de educandários particulares, municipais e estaduais de vários municípios, além das crianças a partir de dois anos se detectada deficiência intelectual e múltipla. Segue resumo do trabalho da APAE:
Em 2016, a equipe (funcionários e colabores) contou com 61 profissionais habilitados, e atendeu 300 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, contemplando os municípios de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Sete de Setembro, Eugênio de Castro, Vitória das Missões e Guarani das Missões.
Voltada também aos serviços especializados, sua equipe abrange as áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pediatria, otorrinolaringologia, serviço social, odontologia, hidroterapia, neurologia, oftalmologia e psiquiatria.
Muitos vêm para a escola com tempo integral, já outras participam somente de um turno ou de atendimento especializado, este na EEE Raio de Sol, que atende cerca de 200 alunos.
A Educação Inclusiva se dá, portanto, de várias formas, também na sua manutenção, através de educandários particulares (convênio AEE), com os municípios conveniados fornecendo de professores ou pagando cotas conforme o número de pessoas assistidas, também pela doação de entidades e pessoas físicas, e ainda com arrecadação estadual, esta pela realização de exames e atendimentos clínicos, com ressarcimento mediante convênio com o SUS.
Em resumo, pode-se afirmar que na região missioneira a educação inclusiva acontece eficientemente, preparando o jovem para o mercado de trabalho, propiciando-lhe estágios em empresas, supermercados e comércio em geral.

Qual o lado? Onde fica o bocal do tanque de combustível do seu carro? Se ao chegar para abastecer num posto de combustíveis, e não familiarizado com o veículo, como sabê-lo naquela fração de tempo? 
Simples: em quase todos os veículos, no painel, junto ao símbolo da bomba, há uma seta à esquerda ou à direita mostrando o lado.

Humor: No avião, voltando da Suíça, uma senhora falou com um simpático padre ao lado:
- Desculpe-me, posso pedir-lhe um favor?
- Claro, minha filha, o que posso fazer?
- É que comprei um sofisticado secador de cabelo, muito caro. Como ultrapassei os limites, estou preocupada com a Alfândega. Poderia o senhor levá-lo debaixo de sua batina?
- Posso sim, minha filha, mas você deve saber que eu não posso mentir!
Já passando o secador: - Estou certa que não lhe farão perguntas. 
Já no Brasil, perguntaram ao padre: - O senhor tem algo a declarar?
E o padre: - Do alto da minha cabeça até a faixa da minha cintura não tenho nada a declarar, meu filho!
Estranhando a resposta, o fiscal perguntou: - E da cintura para baixo, o que tem?
- Tenho um equipamento maravilhoso, destinado ao uso das mulheres, mas que nunca foi usado.
Caindo na risada, o fiscal exclamou: - Pode passar, padre! O próximo...
A inteligência faz a diferença. 

Site: Outras Colunas de Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert 
Site: Cemitério dos Cativos Pajada de Otávio Reichert
Pajada: Lenda e Pajada do João de Barro
Vídeo: FARROUPILHAS - Dos versos de Otavio Reichert;
Imagem: Palestra com Otávio Reichert sobre Cultura Gaúcha
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Lagos Restaurante e Lancheria em Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...