Notícias

03/11/2021 08:26


Otávio Reichert - INTEGRANDO - 03/11/2021

Piracema – Certa vez, em oficina com alunos das séries iniciais, desafiei-os a explicar o que era piracema, e para surpresa também dos professores ninguém o soube, e se conhecia o significado teve “medo” de se manifestar. Ninguém nasce sabendo, e este tema importante tinha passado ao largo daqueles bancos escolares.

A palavra piracema vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome, porque, todos os anos, algumas espécies de peixes nadam rio acima em busca de locais adequados para reprodução e alimentação. A piracema garante que o peixe complete seu ciclo de vida e dê continuidade à sua espécie.

Desde o dia 1º de novembro de 2021 teve início o período da Piracema na Bacia do Jacuí e do Rio Uruguai, através das Portarias 197 e 193, respectivamente.

A partir desta data o pescador só pode pescar cinco quilos de peixe, tanto para amadores como aos profissionais na Bacia do Jacuí. Se embarcado com motor, apenas uma carretilha ou um Molinete ou uma linha de mão ou um caniço. Portanto, mesmo com licença, somente um item por pescador poderá ser jogado na água. Aos que não respeitarem, estarão sujeitos a apreensão do material, multas e outras penalizações.
Colônia de Pescadores e Aquicultores Z18 – Anualmente este grupo ijuense realiza o repovoamento dos rios através da soltura de milhares de alevinos, em especial no rio Ijuí e seus afluentes. Dentre suas programações futuras, destaco o evento de 26 a 28 de novembro, em Vitória das Missões-RS, no 1º Festival de Canoagem, Passeio de Barco e Limpeza do Rio Ijuí.

Para abril de 2022 já está programada, em Entre-Ijuís, a 1ª Piracema da Canção, a qual foi adiada no ano passado em virtude da pandemia Covid. Este evento tem como tema uma conversa entre mãe e filha, que este poeta ouviu. Por Otavio Reichert...
 

Piracema

- Para onde irá minha mãe?

- Subir o rio a gente vai.

Iremos eu e seu pai

gerar irmãos pra você.

- E subir o rio por quê?

- Para ir próximo à nascente,

e ali em paz remanescente

desovar na piracema.


- Não há perigos, problemas?

- Há muitos sim, e te digo:

estou preocupada contigo,

por isso preste atenção.


Além da humana poluição

há secas e predadores.

Cuidado com os pescadores

que não respeitam as próprias leis.


E se a mãe não voltar desta vez

tu não vais ficar sozinho,

pois rio abaixo irão chegar

muitos peixes irmãozinhos.

 

Humor - Um peixe conversou com uma vaca pastando na margem do rio. – Você que é feliz. Vive aí tranquila...

- Você se engana, peixe. Estou sempre em perigo do açougueiro me levar e me cortar em pedacinhos.

- Pior sou eu! O pescador me fisga, me joga numa pedra de mármore, estirado, e quando chegam as madames me suspende pelo rabo. Nisto as madames, para me humilhar ainda mais, perguntam:

- É FRESCO?!

 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...