Notícias

01/11/2021 14:19


Dia de Todos os Santos 01 de novembro

    No dia 1º de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Todos os Santos, reconhecidos e anônimos. É a celebração de todos aqueles que compartilham do triunfo e da glória de Cristo, em virtude do esforço de seguir de perto o Mestre, cooperando com a sua graça.
   
A Igreja festeja este dia vestida de branco, vendo-se confirmada como mãe que chama os seus filhos à salvação; enquanto as crianças são fortalecidas pelo exemplo daqueles que progrediram na fé e na caridade.
   
São João Paulo II, na homilia da Missa consagrada à Solenidade de Todos os Santos, em novembro de 1980, dizia: “Hoje estamos imersos com o espírito nesta multidão de santos, dos salvos do justo Abel, mesmo aquele que talvez neste momento esteja morrendo em alguma parte do mundo, eles nos cercam, nos encorajam e todos cantam juntos um poderoso hino de glória ”. E é que esta Solenidade é um dia propício para compartilhar a alegria pela obra salvífica de Deus ao longo dos séculos. Uma obra que nunca pára e que se renova, a cada momento, em cada ser humano que responde à graça de Deus, vivendo o chamado à plenitude no amor.
   
Dia de Todos os Santos tem suas origens no século IV, quando o número de mártires na Igreja tornou-se tal que era impossível atribuir um dia do ano para lembrar cada mártir. Por isso, a Igreja optou por fazer uma celebração conjunta para homenagear todos aqueles que chegaram ao céu, em um único dia, uma vez por ano.
   
Quando, em 13 de maio de 610, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão Romano ao culto cristão, consagrou o novo templo à Santíssima Mãe de Deus e a todos os mártires. A partir de então, a celebração de Todos os Santos foi fixada nessa data e assim permaneceria por muitos anos até que o Papa Gregório IV, no século VII, transferiu a celebração para 1º de novembro. É muito provável que a decisão do Papa Gregório foi de neutralizar o festival pagão de "Samhain" ou Ano Novo Celta, que é celebrado na noite de 31 de outubro.
  
Hoje, a Solenidade de Todos os Santos compete, em diferentes áreas da cultura, contra o “Halloween” (Halloween) e seu espírito comercial e profano. Portanto, é necessário que não percamos de vista aquilo a que somos chamados como cristãos: viver a santidade e fazer todo o bem que vem de Deus.
   
Em 2013, o Papa Francisco fez uma bela exortação à multidão que o acompanhou na celebração desta Solenidade: “Deus vos diz: não tenham medo da santidade, não tenham medo de almejar, de se deixar amar e purificar por Deus, não tenha medo de se deixar guiar pelo Espírito Santo. Deixemo-nos contagiar pela santidade de Deus ”.
   
Nunca esqueçamos que somos chamados a ser santos! E que devemos lembrar e ser gratos pela vida daqueles homens e mulheres que deram tudo por amor.

Feliz dia de Todos os Santos!

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...