Notícias

14/08/2016 14:01


Em La Cruz, AMM integrou debate sobre roteiro turístico unificado entre Brasil, Argentina e Paraguai

Assinatura de convênio às tratativas projetadas deverá ocorrer em novembro, no Paraguai, na reunião de governadores do Mercosul
O turismo, a história, a cultura  e a religiosidade da região das Missões foram marcantes durante o 1º Encontro Internacional da Fé Missioneira e Encontro dos 30 Povos Jesuítico-Guarani, que ocorreu em La Cruz, província de Corrientes, na Argentina, nos dias 12 a 15 deste mês.
Esteve presente uma comitiva brasileira, da região das Missões, formada por Romaldo Melher, do Conselho estadual de Turismo das Missões; Márcia Reck, secretária de Turismo de São Miguel das Missões; José Roberto de Oliveira, coordenador brasileiro no desenvolvimento da Rota Turística Jesuíta-Guarani, e Karin Schmidt, assessora de imprensa da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões).
Linguagem Universal
A delegação missioneira, que chegou no sábado a noite, foi agraciada com uma recepção muito calorosa por parte dos moradores locais, da equipe da comissão organizadora do evento, coordenado por Myriam Ávila – gerente geral Missões Trinacional, Agência de Desenvolvimento, e por outros participantes paraguaios e argentinos. Mas, o mais surpreendente ainda estava por vir.
No domingo logo cedo, os representantes do Brasil começaram a distribuir exemplares da revista produzida em três idiomas (português, inglês e espanhol) pela AMM/Funmissões, "Missões, Uma Jornada pela História da América Latina e do Povo Gaúcho", que relata de forma sucinta a história da região das Missões e dos 26 municípios que a congregam. O material encantou e despertou a curiosidade do público em conhecer todos aqueles atrativos e peculiaridades.
Além da revista, também foram entregues botons da cruz missioneira. Quando as pessoas os recebiam eram tomadas por uma emoção indescritível, mal conseguiam falar, e simplesmente agradeciam com um abraço. Mas para que palavras, se bastava perceber em seus olhos o valor imenso deste símbolo missioneiro. Em momentos assim, fica evidente que a linguagem da fé é universal.
Encontro Internacional da Fé Missioneira
O evento é uma homenagem a Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e M'Bororé, patrona da Redução Jesuítica-Guarani. A santa vem acompanhando esta comunidade desde a Batalha de M'Bororé, em 1641, ocasião em que os povos missioneiros venceram os Bandeirantes.
Missões além de pedras
Na manhã do dia 14 foi realizado o fórum de debates sobre a história missioneira. O primeiro painel  "Missões, além de Pedras, o Triunfo da Humanidade", foi conduzido por José Roberto de Oliveira, com uma ampla abordagem sobre fatos históricos que unem as comunidades dos países vizinhos, e que detêm patrimônios missioneiros.
A Força da Arte
A segunda palestra foi ministrada por Carlos Koki Ruiz, artista plástico de San Ignácio Guazu/Paraguai, que foi norteada pela força da arte em cada um de nós. Ele contextualizou que cada ser uma humano é um artista, pois tudo o que é feito com criatividade é arte, e que os povos se fundam quando se coloca uma cruz. Ruiz coordenou a execução do altar da missa do Papa Francisco, realizada ano passado no Paraguai. A obra tornou-se uma das mais importantes, pois foi feita de frutas e sementes produzidas por agricultores.
Encontro dos 30 Povos
A culminância da programação na parte da tarde, com a 4ª Reunião do Conselho Trinacional de Governos Missioneiros – Encontro dos 30 Povos, que contou com a presença do governador de Itapua/Paraguai, Luiz Roberto Gneiting. Em debate, as tratativas para a consolidação da Rota jesuítica entre Brasil, Argentina e Paraguai, que propõe uma marca da América do Sul para o mercado mundial.
Deliberações internacionais
Sobre o tema discutiu-se que a decisão internacional designa cada município a cumprir uma pauta organizativa interna para qualificação do seu produto, conscientização da sociedade e formação da mão de obra. Externamente, ficou acertado que cada localidade deverá divulgar seu produto turístico, bem como se integrar às ações de mercado, pois com a massiva promoção que se prepara a partir de agora, torna-se fundamental a preparação de cada município integrante da Rota.
Divulgação unificada
Deverá ser imediatamente providenciada a elaboração de folheteria e site dos 30 Povos, que surge unificadora e propagadora nos mercados de curta e média distância. A criação do site com informações sobre os atrativos turísticos, mapa, serviços, apresentação de pesquisas das universidades, instituições que cuidam do patrimônio tangível e intangível, deve se somar com as informações ambientais. Nos próximos dias se encontrará uma alternativa para financiamento desta iniciativa.
O Caminho das Missões
Que unirá a primeira Redução – San Ignácio Guazú (1609), até a última – Santo Ângelo (1707), foi um dos mais relevantes do encontro. Com a contribuição do ministro de Turismo da Agentina, Gustavo Santos, dos governadores dos Estados e Províncias está se buscando a benção do Papa Francisco, o que tornará o trajeto um potencial gigante na formação de renda e emprego na macrorregião. O trabalho de integração recebeu apoio dos diversos municípios dos três países, que formam a reunião do Conselho Trinacional de Governos.
Compromisso dos governos
Em novembro deste ano, dias 9, 10 e 11, acontecerá a reunião de governadores do Mercosul, em Encarnación/ Paraguai. Na oportunidade, pretende-se que os governadores relacionados às Missões assinem um convênio de apoio às ações que estão sendo projetadas e foram discutidas em La Cruz. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, já está confirmada a participação de representantes da AMM/Funmissões no respectivo evento.
Jovens das Missões Trinacionais
Antes do encerramento foi lido um manifesto dos jovens que estavam no encontro. Eles fomentaram o diálogo sobre as formas de se incluírem em processos produtivos, a partir dos potenciais existentes nas Missões, especialmente a partir da identidade missioneira, que é a mesma entre os jovens das Missões Trinacionais.
Também participaram do 1º Encontro Internacional da Fé Missioneira e Encontro dos 30 Povos Jesuítico-Guarani, que ocorreu na escola 125, em La Cruz, província de Corrientes, na Argentina o senador provincial, Noel Breard; ministra de Educação, professora Ivonne Aquino; da comissão nacional de museus e monumentos históricos da Cdor., Gabriel Romero; prefeito de San Ignacio Guazú (Paraguai), Carlos Jorge Afara Rojas; o músico Julio Cáceres; prefeita de Virasoro, Bety Pintos; prefeito de Yapeyú, Ramón Barrios; vice-prefeito de Santo Tome, Daniel Maciel; secretários municipais de Turismo, imprensa, estudantes, representantes da iniciativa privada, comunidade em geral, entre outros segmentos representativos. 
VEJA MAIS: www.ammissoes.com.br - Galeria de Fotos

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...