Notícias

23/02/2024 14:47


Homenagem a Pedro Ortaça e os Troncos Missioneiros

Homenagem que a filha Marianita Ortaça fez ao pai, Pedro Ortaça, patrono da Semana Farroupilha: colocou uma placa em seu sítio em Roque Gonzales. A placa também homenageia os outros três troncos missioneiros: Noel Guarany, Jayme Caetano Braun e Cenair Maicá!
“Eu acredito que as homenagens precisam ser feitas em vida. Infelizmente, eu era uma criança quando os outros 3 troncos nos deixaram. Mas hoje, com a graça de Deus, posso homenagear meu amado e respeitado pai, a quem admiro profundamente. A ideia surgiu em uma conversa entre Thiago (meu marido), Ricardo (meu compadre) e eu. Fizemos acontecer no dia do aniversário da minha filha e dos 2 anos do sítio Toca do Sorro”, diz Marianita.
Leia o texto da homenagem:
No coração das terras de Roque Gonzales, onde os ventos sussurram histórias antigas e as pedras guardam segredos ancestrais, erguem-se imponentes os “Quatro Cernos de Angico”, os quatro missioneiros. Como guardiões sonoros de um passado glorioso, eles testemunham o amor, as belezas missioneiras, os valores, a arte, a coragem e a resiliência do povo Guarani e hoje, missioneiro e gaúcho.
Em cada entalhe, cada cicatriz, reside uma saga de bravura e sacrifício que eles sabem bem.
O monumento foi erguido em honra a esses quatro esteios, quatro vozes, quatro almas, quatro lendas das missões do Rio Grande do Sul, são mais do que meros símbolos de palanque de angico, são a encarnação da alma do missioneiro e do gaúcho forjada na luta e na devoção.
Ao contemplá-los, somos transportados a um tempo onde os homens e mulheres erguiam catedrais de fé e esperança em meio às adversidades.
Jayme, Noel, Cenair e Pedro nos inspiram a honrar e preservar nossa herança cultural.
Neste momento, curvamo-nos em reverência aos quatro troncos missioneiros, pois neles encontramos a essência da nossa identidade. Que seu exemplo continue a iluminar nossos caminhos, guiando-nos rumo a um futuro onde o passado é celebrado e o orgulho de ser missioneiro e gaúcho resplandece eternamente.
Local: Sítio Toca do Sorro, de Marianita Ortaça e Thiago Lopes em Roque Gonzales

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...