Detalhes do Site

Paredão de Pedras



    Com aproximadamente 70 metros de altura, o Paredão de Pedras proporciona uma vista deslumbrante do Rio Uruguai e da cidade de Porto Vera Cruz. A cidade de Panambí, no país vizinho Argentina, também pode ser avistada. Diversos grupos de escoteiros, militares e outros profissionais já utilizaram a chapada de pedras para realizar rapel e salto de parapente. 

    Nas épocas de chuva, forma-se uma pequena cascata que pode ser vista do centro da cidade. Conta a história, que o Paredão de Pedras era utilizado como ponto de comunicação entre as tribos indígenas Guaranis, principalmente no decorrer da Batalha Naval de MBororé que aconteceu em 1641 nas águas do Rio Uruguai entre os municípios de Porto Vera Cruz/BR e Panambí/AR.

    O destino fica há cerca de 1,2 km do centro da cidade. O acesso ao Paredão poderá ser realizado de carro ou moto, no entanto, o percurso final deverá ser percorrido a pé, cerca de 200 metros até a beira do Paredão. Para pessoas que possuem vertigem de altura o destino não é recomendável. 

    Cuidados durante o passeio 

     Apesar de liberado para visitação é necessário entender que a propriedade que se situa o destino é privada, por tanto é necessário manter cautela e cuidados durante a visitação.

    Cuidar os animais do campo, não realizar fogueiras ou soltar lixo no local, não realizar acampamentos sem as devida autorização necessárias juntamente aos órgãos públicos e privados. 

    Onde se alimentar

    A atração turística ainda não possui grande infraestrutura, no entanto, há projetos privados que idealizam importantes melhorias no local. Neste caso, é importante levar alguns lanches e bastante água, pois no Paredão de Pedras não há comercialização de produtos alimentícios ou bebidas. Esses itens podem ser comprados nos supermercados da cidade, os quais são abertos geralmente de segunda a sexta-feira durante horário comercial e aos sábados até o meio-dia.

    Quando se trata de almoço, o destino mais indicado na cidade é a churrascaria de Porto Vera Cruz, que fica ao lado da estação Rodoviária. A churrascaria serve almoço de segunda à sexta-feira em modalidade bufê e a quilo com valores a serem consultados diretamente com o estabelecimento comercial. O pagamento pode ser via cartão de crédito, débito, dinheiro e pix. 

    Durante o final de semana, você poderá incluir mais um destino no roteiro, o Balneário Roncador, e almoçar por lá mesmo. 

    A prudência durante o turismo de aventura é fundamental, portanto, coisas óbvias precisam ser ditas como: 

    • Não chegar muito na beira do Paredão de Pedras para evitar escorregar e cair, ou até mesmo sentir tontura e se desequilibrar;
    • Não correr nas proximidades da beira;
    • Não se arriscar ou extrapolar seus limites em busca da imagem perfeita;
    • Cuidar muito das crianças que vão junto, jamais soltar a mão da criança;


    Outros destinos

    Além do Paredão de Pedras você poderá explorar outros destinos de Porto Vera Cruz e aproveitar muito mais o destino. São várias trilhas e balneários que você poderá incluir em seu roteiro.

    • Balneário Roncador
    • Balneário Chico Alferes
    • Porto Público
    • Recanto da Natureza Traesel
    • Salto Roncador

    Não esqueça se seguir o Portal das Missões nas redes sociais e marcar a gente nas suas aventuras! 

  • Sobre

  • Saiba mais sobre Porto Vera Cruz 

    Um dos municípios fronteiriços, Porto Vera Cruz, é integrante da conhecida Rota do Rio Uruguai. Sua pequena população de pouco mais de 1500 habitantes é muito receptiva e adora recepcionar os turistas que visitam a cidade. 

    Como as demais cidades da região, Porto Vera Cruz, também foi colonizada por indígenas povoadores das encostas do Rio Uruguai. Além disso, possui papel fundamental na Maior Batalha naval da América do Sul, a Batalha de MBororé, fato que aconteceu em março de 1641, portanto há cerca de 382 anos.

Informações

Paredão de Pedras
Porto Vera Cruz, RS



Formulário para contato