Notícias

24/04/2021 10:07


PRESIDENTE RICARDO KLEIN PARTICIPA DE ASSEMBLEIA DA FAMURS ONLINE


      Famurs cobra do Estado campanha de conscientização para combate da covid-19 - Reinvindicação foi realizada durante Assembleia Geral com a participação dos secretários estaduais de Saúde e Articulação e Apoio aos Municípios
    Durante apresentação do Manual de Fiscalização, elaborado pelo governo do Estado, com orientações para os municípios organizarem seus planos de fiscalizações, regras e protocolos de enfrentamento à covid-19, o presidente da Famurs, Maneco Hassen, afirmou que o  Estado precisa fazer a sua parte no combate à pandemia e cobrou uma campanha de conscientização para ser veiculada em todo o RS. A reivindicação aconteceu durante Assembleia Geral, realizada na manhã desta terça-feira (20/4), com a presença dos presidentes das Associações de Municípios do RS e dos secretários estaduais de Saúde (SES), Arita Bergman, e de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), Luiz Carlos Busato.
     A Famurs realiza, desde o ano passado, o pedido para que o Estado faça uma ampla campanha de divulgação e conscientização da população gaúcha a respeito dos protocolos e da vacinação. “Ao mesmo tempo que o Estado cobra dos municípios essa postura, não colabora fazendo a divulgação das informações e fazendo campanhas verdadeiras de prevenção, atirando essa responsabilidade para os municípios”, declarou o presidente da Famurs, Maneco Hassen.
    Maneco observou que há propagandas das ações do governo, referentes a imposto e obras, mas não há nada sobre a pandemia, chamando as pessoas para a segunda dose ou de que a pandemia permanece grave. “Os municípios sozinhos não têm essa abrangência nem a força que uma campanha estadual teria neste sentido”, justificou. A Famurs solicitou aos secretários que parte do recurso para publicidade seja destinado a uma campanha de conscientização e que seja priorizado o combate a pandemia.
De acordo com a secretária Arita, o governo tem trabalhado neste sentido e em breve será divulgada uma campanha em vídeo e texto.
Fiscalização e vacinação
   Na oportunidade, os secretários de Saúde e de Articulação e Apoio aos Municípios apresentaram os dados atualizados sobre internações em leitos clínicos e de UTI, reforçando a necessidade de ações concretas para diminuir o número de casos, que tem neste momento todas as regiões com números elevados. Para isso, eles afirmaram que os planos de fiscalização precisam ser consistentes, viáveis e executados de forma integrada e compartilhada com as secretarias e forças de segurança.
    Novamente, a Famurs solicitou a inclusão da entidade no Gabinete de Crise do governo do Estado, uma vez que as decisões influenciam diretamente os municípios.
   Sobre a vacinação, a secretária Arita atualizou os gestores sobre o processo de imunização, especialmente sobre a aplicação da segunda dose, em que há um número expressivo de pessoas que não retornaram para completar a imunização.
Referente a vacinação dos profissionais da educação, a Secretaria de Saúde está realizando estudos de operacionalização e aguardando uma resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a possibilidade de antecipação da imunização desses profissionais.
    Outros temas
Durante a Assembleia Geral, os gestores também debateram sobre outros temas de interesse municipalista, como a privatização da Corsan, Seminário Novos Gestores, ISS e previdência:
Privatização da Corsan
Atualizando os gestores a respeito da venda da Corsan, a Famurs informou que fez o pedido de suspensão da PEC 280/2019, que suspende a realização de plebiscitos para a privatização de estatais; realizou diferentes movimentos possíveis para esclarecer o projeto de venda da Companhia e não obteve retorno das solicitações de documentos que subsidiem a decisão do Estado. Na próxima quinta e sexta-feira, o presidente Maneco irá visitar os municípios de São Gabriel e Uruguaiana para conhecer os respectivos serviços de concessão.
Na última semana, a Famurs realizou uma live com o presidente da Corsan, Roberto Barbuti e com deputados estaduais para debater o tema. Nesta terça-feira (20/4), às 20h, uma nova live será realizada com os ex-presidentes da Companhia, Flávio Presser, Arnaldo Dutra e Luiz Zaffalon.
Durante Assembleia, a Famurs sugeriu a contratação de uma assessoria jurídica para detalhar os contratos dos municípios com a estatal e um estudo de como ficará os municípios nos dois cenários, caso haja ou não a privatização. “É uma medida salutar para proteger os pequenos municípios e definir uma posição da Famurs”, salientou Maneco. Na oportunidade, os gestores aprovaram a contratação do profissional.
Seminário Novos Gestores
A Famurs apresentou aos prefeitos e prefeitas a programação do “Seminário Novos Gestores - os desafios da nova gestão do Executivo Municipal, inovação e tecnologia”, evento promovido pela Federação para orientar e qualificar as novas administrações municipais.
O seminário será realizado de forma virtual nos dias 28, 29 e 30 de abril. A programação e as inscrições estão disponíveis em www.eventosvirtuais.online/page/seminario-novos-gestores.
ISS e previdência
O presidente de honra da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, participou da Assembleia Geral para abordar duas questões de interesse dos municípios à nível federal: ISSQN sobre operações de cartão de crédito e previdência municipal.
Na oportunidade, Ziulkoski informou que, a respeito do ISSQN, após a suspensão de Lei Complementar 157, a CNM realizou articulou a implementação da Lei Complementar 175, que define que será constituído um comitê que irá criar as condições de cobrança do tributo. Segundo Ziulkoski, o comitê já foi instalado e estão em fase de implementar as atribuições. A estimativa é de, em até dois anos, seja destinado aos municípios cerca de R$ 25 milhões anuais.
Sobre a previdência, Ziulkoski declarou que, com as mudanças da reforma, é preciso estudar os detalhes da legislação, tendo em vista que 340 municípios gaúchos têm fundos próprios de previdência. Ficou definido que a Famurs irá promover com a CNM e com a Consultoria em Direito Público RS (CDP) um seminário exclusivo para tratar sobre o tema.
Prestação de contas
Visando melhorar o atendimento e garantir a transparência em suas ações, a Famurs tem adotado uma série de medidas e implementações de ferramentas que auxiliem neste trabalho.
Conforme acordado em Assembleia, o superintendente Administrativo e Financeiro, Claudio Santos, realizou durante o encontro de hoje a prestação de contas da implementação dos serviços, entre eles do Programa de Integridade Corporativa e Compliance; a plataforma 1Doc, de comunicação e gestão de documentos; e o sistema Odin, para uso dos setores financeiro e contábil.
 
 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...