Era um dia morno de verão e uma raposa passeava aproveitando a luz do sol, até que passou por uma videira.
Cachos suculentos de uvas estavam pendurados, prontos para serem retirados e comidos.
A raposa estava com sede, e quando viu as uvas, ficou com vontade de come-las na mesma hora.
Ela andou alguns passos para trás e depois deu impulso e pulou para cima e quase conseguiu alcançar um cacho de uvas. “Vou tentar de novo,” pensou a raposa. Ela deu alguns passos para trás, contou até três, correu e pulou novamente, mas ainda assim não conseguiu pegar as uvas.
“Terceira vez, dessa vez vou ter mais sorte!”, disse a raposa e pulou pela terceira vez. Mas ainda não conseguiu alcançar. E ela tentou mais uma vez, e mais outra e mais outra, e foi assim até que ela ficou muito cansada sem conseguir pular mais.
A raposa pensou um pouco, colocou seu focinho no ar e disse para si mesma, “Sabe de uma coisa, essas uvas estão azedas mesmo! Tenho certeza!”. Não é fácil gostarmos do que não podemos conseguir.
Moral da fábula A Raposa e as Uvas
Quando não ficamos atentos às nossas atitudes, perdemos a chance de observar e corrigir nossos pontos fracos e desvios de caráter. Além disso, às vezes as pessoas preferem se enganar a aceitar suas próprias limitações, perdendo oportunidades preciosas de corrigir suas falhas.
Ou seja, para superar as nossas limitações é necessário percebê-las e depois aceitá-las como reais, para somente assim, poder corrigi-las.
Como trabalhar a fábula A Raposa e as Uvas em sala de aula
A principal característica das fábulas, como já citado, é a presença da moral da história, que provoca inúmeros questionamentos e reflexões. Partindo deste princípio, é possível trabalhar o tema em sala de aula com base em diversas abordagens.
A mais comum é a interpretação, em que os principais aspectos do texto podem se transformar em questões. Além disso, é possível usá-la como exemplo para trabalhar o gênero fábula, quais são suas principais características e no que ele se difere dos demais.
Outra possibilidade, para desenvolver a linguagem escrita e oral, é pedir para que os estudantes reescrevam o texto e a moral de história, porém, usando suas próprias palavras.
Notícia: Roteiro de 4 Dias pelas Missões
Notícia:
Notícia:
Site: A Lenda do Umbu
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum
Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena
Site: Lenda Lagoa da Mortandade
Site: # Mistério do Chimarrão
Site: # Roteiro do Chimarrão
Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça
Site: Cotyguazú, Hospital, Azilo e Albergue para as Indias Guarani
Site: Chapéu de Santo Antônio
Site: Gravataí a mais longínqua Redução
Site: Lenda Alecrim
Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989
Saiba maisO melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.
Saiba mais