Notícias

16/01/2019 12:28


Otávio Reichert - INTEGRANDO 02/02/2019

Fábula: É uma composição literária em que os personagens são animais que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. Eis um conto em forma de fábula. De Barbosa Lessa...
Porque a ema macho choca os ovos
No tempo em que somente os bichos povoavam a terra, as funções que hoje são desempenhadas pelos homens ficavam a cargo dos bichos. O jaguar, por ser muito valente, era o delegado de polícia; o quero-quero era sentinela, o João-de-barro era construtor de casas e assim por diante.
A ema, por ter as pernas compridas e ser muito rápida, era o carteiro. Sim, carteiro. Lá ia ela, de ranchinho em ranchinho, levando as cartas.
Certa ocasião, a ema estava chocando ovos, mas ela adoeceu. Então o marido foi até a venda do capincho para buscar remédio para ela, que não podia sair de casa, pois precisava chocar os ovos.
Na venda, que era um ambiente de gente meio preguiçosa, estavam festejando a chegada de um tangará muito cantador, tocador de viola, que tinha vindo de cima da serra. A festa se animou quando o tangará começou a trovar em desafio com o anu, que era também muito cantador.
A ema macho - que tinha ido lá somente para buscar o remédio para a mulher, começou a se entusiasmar com a festa, bebeu cachaça, se embebedou e só acordou no dia seguinte, quando o sol já estava alto. Só então se lembrou da mulher. Comprou o remédio e voltou depressa, o quanto a perna dava.
Quando chegou em casa a ema fêmea tinha morrido. Cheio de remorso, o macho pôs-se sobre os ovos para terminar de chocá-los. Um tempo depois nasceram os filhotes, mas piando muito tristes, porque não tinham mãe, eram guaxos.
E desde aí – para que se lembrem dos deveres de família – eles passaram a chocar os ovos, isto é, o macho é que choca e não a fêmea. É a mesma coisa que se, num galinheiro, o galo fosse o choco e a galinha ficasse cantando: - co-co-ri-có!

Frases do ENEN:
“A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva".
"O nervo ótico transmite ideias luminosas para o cérebro".
"O nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes".
"As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas".
Filosofia: “Ler sempre vale a pena. Adote esta ideia!” Otavio Reichert

Humor: José, de mudança para Salvador, contratou uma empresa para levar seus utensílios. Carregando a mudança, recomendou ao motorista sobre os cuidados com seu cachorro de estimação. Durante uma parada, quase chegando, eis que o cachorro foge, é atropelado e morre.
Já no destino, conseguir comprar um cachorro semelhante. Porém, o do cliente era branco e este era de cor marrom.
O dono, assim que chegou, foi logo perguntando: - Como está o meu cachorro?
O motorista - Ele está bem, só que mais arisco...
Ao ver o cachorrinho: - O que você fez com ele? Tá com outra cor!!!
- O que é que você queria, com esse sol de Salvador... 

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...