Viveu de 1801-1852. Nasceu em Bérgamo, Itália, no dia 31 de julho. Teresa cresceu, confrontando-se com pessoas que fizeram a diferença, inspiradas nos grandes ideais de fidelidade a Deus, à Igreja, ao povo. Entre estas Mons. José Benaglio com o trabalho em conjunto com Monsenhor fundou a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, dia 8 de fevereiro de 1831, juntamente com Mons. Giuseppe Benaglio (1767-1836).
Dotada de uma rica personalidade, Teresa foi atraída, de modo particular, por Deus que escolheu amar de todo coração, buscando na fé, uma total e confiante adesão à sua vontade que dizia ser o seu “primeiro amor”.
No caminho que propõe às suas seguidoras destaca a centralidade do Coração de Jesus: “As Filhas do Sagrado Coração de Jesus buscam viver a caridade a partir da própria fonte do amor, isto é, do Coração de Jesus Cristo. Este monumento singelo, simples e belo está na esquina de uma das escolas mais tradicionais do Noroeste Gaúcho que guarda em seu interior o Memorial Verzeri e a Capela Verzeri patrimônios culturais e turísticos dos gaúchos por sua beleza, arte e conservação.
Um segundo aspecto da personalidade desta mulher que tanto orgulha a cidade de Bérgamo, são seus numerosos escritos que focalizam o essencial da vivência da fé na prática do amor ao próximo. Em sua espiritualidade destacam-se dois filões da espiritualidade moderna: saber que Deus fala pela consciência que deve ser escutada; saber que a voz do Espírito para pela Igreja, pelas mediações. Mas a marca mais contemporânea de sua espiritualidade é que Deus não está sempre ao alcance de nossas mãos, não é manipulável. A fé se vive com convicção e fidelidade, sem titubeios, para além dos sentimentos, na fidelidade Àquele que é fiel. Outro aspecto que não pode ser ignorado é sua grande obra educativa com o objetivo de educar para melhorar a situação de vida das pessoas, para que melhor pudessem atuar na sociedade.Teresa Verzeri fala de educar e de educar bem, de analisar e de educar também os sentimentos. Na sua proposta educativa havia o novo e o moderno.
Teresa Verzeri foi mulher de olhar límpido e longevidente com amplo campo de visão. Formava suas Religiosas para serem firmes e fortes, magnânimas e corajosas, capazes de enfrentar qualquer situação sem perder o equilíbrio próprio das consciências formadas para a vivência da fé e da ética cristãs. Teresa Verzeri entrevia como missão das FSCJ o mundo todo, lá onde a vida está fragilizada, fragmentada, em situação de risco.
Hoje podemos encontrar sinais da força da visão dos Fundadores em diferentes países da Europa, Ásia, África, América Latina. A palavra de ordem continua a mesma:
Teresa Verzeri foi proclamada SANTA por João Paulo II, no dia 10 de junho de 2001.
Teresa Verzeri: Uma Santa para o mundo!
“Com os olhos fixos em Jesus, passar pelas estradas do mundo fazendo o bem a todos, aprendendo dele sempre de novo!
Site: Capela Teresa Verzeri;
Site: Monumento Tereza Verzeri
Site: Museu Verzeri;
Imagem: Capela Tereza Verzeri;
Imagem: Memorial Santa Tereza Verzeri;
Monumento Tereza Verzeri
Santo Ângelo, RS
Av. Brasil esquina Av. Getúlio Vargas
Telefone: (55) 3312-9485