Notícias

12/09/2016 16:40


Coordenadoria de Santo Ângelo realiza o 12º Festival de Bandas Marciais

A 14ª Coordenadoria Regional de Educação promoveu no domingo (11), o 12º Festival de Bandas Marciais das Escolas da Rede Estadual e Municipal de Santo Ângelo. O evento aconteceu no Centro Histórico de Santo Ângelo - Praça Pinheiro Machado. Contou com a presença das Bandas das Escolas Municipais e Estaduais: E.M.E.F. Eurico de Morais, E.M.E.F. Margarida Pardelhas, E.E.E.M. Unírio Carrera Machado, Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, E.T.E. Getúlio Vargas, Colégio Tiradentes, Colégio Estadual Onofre Pires, E.E.E.F. Sparta de Souza, E.E.E.F. Teresa Flores Lippert. Cerca de 500 alunos estiveram envolvidos nas apresentações, além de regentes de bandas, de familiares, da comunidade santo-angelense e autoridades.
A apresentação das bandas escolares deve ir ao encontro da necessidade de que elas devem ser algo significativo para o aluno. “Afinal toda prática musical, seja ela o canto coral, a banda de música, o grupo instrumental, é muito bem vinda, desde que tenha sentido para o aluno e que o envolva afetiva e cognitivamente.” (BENEDETTI E KERR, 2008, P.42)
A receptividade à música é um fenômeno corporal que exerce grande influência na sociedade, atuando como instrumento de transformação individual e social. Além disso, sabe-se que a atividade musical possibilita o desenvolvimento e fortalecimento do raciocínio lógico-matemático, do senso estético, da percepção sonora e espacial, assim como a coordenação motora e capacidade inventiva, especialmente entre as crianças e adolescentes. A música, através de suas especificidades, tem a capacidade de interagir com outras linguagens e outras culturas. 
A Coordenadora Regional de Educação Tania Rosana Matos Santiago destacou “que este projeto é fundamental para a formação do jovem, pois envolve competências e habilidades importantes para a vivência sócio-cultural do conhecimento da música como produto cultural e histórico”. 
Neste sentido, considera-se que as bandas têm dado sua contribuição na formação básica do cidadão. Salienta-se a preocupação das Coordenadorias e das Secretarias da Educação em manter suas bandas em atividade para que os jovens das comunidades em que elas estão inseridas tenham a possibilidade de enriquecer suas formações e possam perceber que são capazes. Isso faz com que eles tenham motivos para se orgulhar. Percebe-se nos componentes a vontade de aprender, de fazer música, de fazer parte do grupo e mostrar o trabalho desenvolvido.
Esta é mais uma das diversas ações realizadas pela 14ª CRE, inserindo-se na comunidade e região, por acreditar que todo o espaço pode contribuir para o desenvolvimento educacional.
A iniciativa envolveu toda a comunidade escolar, inclusive os ex-alunos que atuam como monitores voluntários. Com o trabalho da educação musical e social, percebe-se a evolução na postura dos estudantes. Essa transformação é reflexo das atividades na escola que contam com envolvimento das famílias. 
Parabenizamos pelo belo trabalho realizado. 
Imagem: Coordenadoria de Santo Ângelo 14ª CRE Desfile 7 de Setembro;
Site: Coordenadoria de Educação 14ª CRE
Notícia: Coordenadora Tania Rosana Matos Santiago recebe o Portal
Notícia: Aberta a 13ª MEP em Santo Ângelo
Agenda: 14ª CRE - Jantar Festivo
Notícia: Roteiro da Tocha Olímpica em Santo Ângelo.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Lagos Restaurante e Lancheria em Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...