Aos poucos os Gaúchos de todas as querências vão dando valor aos seus verdadeiros heróis, que blindaram e trouxeram nossa cultura até aqui. A cada dia pequenas demonstrações de apreço e carinho demostram que o espirito missioneiro está vivo e ele ressurgirá como o grande bastião reformador do garrão da pátria. Foi a EDUCAÇÃO, CONTINUIDADE E CREDIBILIDADE que nos fizeram ser esta raça e será nesta soma de fatores que fará novamente sermos exemplo a toda a terra.
Observe este testemunho e depoimento.
Jairo Reis Festivais Eu sou um dos que criticava o desleixo com que era tratada a estátua do pajador Jayme Caetano Braun, erigida na entrada do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, principalmente durante o Acampamento Farroupilha, quando o monumento servia até de suporte para cordas de barracas. Um inexplicável desrespeito à representatividade do homenageado.
Pois hoje, passei por lá e fiquei positivamente surpreso ao me deparar com um recanto muito bonito, recém inaugurado, no qual foram colocados em volta da imagem, bem conservada por sinal, sete bancos, com os nomes dos Sete Povos Missioneiros.
Agora sim, tá "de fundamento" !!!
Parabéns a quem teve a iniciativa de embelezar um ponto turístico e cultural da capital dos gaúchos.
Importante ler esta Cronica de:
Léo Ribeiro de Souza UM ELOGIO A SER FEITO
Na verdade não sei nem a quem dirigir este elogio, se a SMAM, Secretaria Municipal de Cultura.., enfim, os autores da obra sintam-se elogiados.
Falamos da revitalização da estátua do pajador Jayme Caetano Braun, escultura do artista Vinícius Ribeiro, no ACAMPAMENTO FARROUPILHA, outrora no ostracismo, servindo para amarrar barracas, completamente deteriorada e abandonada.
Por diversas vezes nos manifestamos sobre o tema e até tentamos, com o Secretário responsável, a transferência do Monumento para uma área mais visível do parque ou mesmo para o espaço da Estância da Poesia Crioula, cercado, arborizado, entidade que Jayme foi Presidente.
Sob a alegação de que o memorial estava posicionado embaixo de uma timbaúva (árvore), o mesmo nome da localidade onde Jayme Caetano Braun nasceu, nunca tiraram ela dali.
Contudo, agora, com as devidas arrumações, o local está bonito e arejado, com uma calçada ao largo e sete bancos com a inscrição das Reduções Missioneiras em cada um.
Parabéns! É assim que deve agir o poder público em relação às suas praças, saúde, segurança, educação.... Além da preservação da memória de quem muito fez por nossa cultura. Nota dez!
Legendas e fotos clique no Links:
Foto 01: No ano passado fizemos esta brincadeira: ACHE O JAYME, pois só aparecia a copa de seu chapéu. Crédito: Léo Ribeiro.
Foto 02: Este ano a revitalização foi feita e está bonito por demais. Crédito: Jairo Reis
Correio do Povo: Estátua do pajador ficou escondida
"um chasqueiro virtual das tradições gaúchas"
Fonte Léo Ribeiro www.blogdoleoribeiro.blogspot.com
Notícia: PAIXÃO CÔRTES SERÁ O IRMÃO HOMENAGEADO na 6ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula.
Notícia: Monumento a Jayme e as Missões
Notícia: Única Imagem de Bento Gonçalves Encontrada em Museu
Notícia: Um Pealo Na Soberba.
Notícia: Piazada Gaúcha Faz Sucesso no The Voice Kids
Notícia: CLASSIFICADAS DO 26º RONCO DO BUGIO
Notícia: Quem Foi Zeca Netto? Notícia: Existe o Gaúcho "Verdadeiro" ? Leo Ribeiro