“Santo Ângelo, que tem sua origem nas páginas históricas da Saga das Missões dos Sete Povos, vê reacender, nas labaredas da Tocha Olímpica, os traços helênicos de suas catedrais”.
É com o espírito voltado à preservação de valores que constituíram a identidade do povo missioneiro que Santo Ângelo, a Capital das Missões, recebe o símbolo eterno dos Jogos Olímpicos, no dia 04 de julho, a partir das 12h. A grandeza desse momento histórico na vida dos missioneiros será dada pela presença da “nossa gente” nas ruas da cidade. Levaremos, à celebração da passagem da Tocha Olímpica, as escolas municipais, estaduais e particulares, grupos de escoteiros, etnias, grupos tradicionalistas, distribuídos ao longo dos 4.700m do percurso. Principalmente, haverá uma concentração na Praça Pinheiro Machado, onde promoveremos diversas atividades, das 9h até, aproximadamente, 15h. Será ali, no Centro Histórico, momento final do revezamento, local sagrado para o povo das missões, com a participação do Coral Tape Porã, da Aldeia Tekoa Pyñu, que mostraremos para o mundo a face da nossa gente e o orgulho de sermos quem somos, unindo todos os credos, abraçando todas as cores.
Venha você também. Participe desse momento ímpar para a história de Santo Ângelo, quando estaremos juntos celebrando a paz e a união de todos os povos.
Júlio César Barrera Matos
Secretário Municipal da Cultura
Coordenador do Revezamento da Tocha Olímpica em Santo Ângelo.