Esses atos humildes e objetivos, que fazem o homem ter esperança de que existem um contraponto, um antidoto, por isso se diz que somos exemplo a toda a terra. Limpar e recolher o lixo da água dos nosso rios e mananciais, alertar e educar a população ribeirinha e fazer cada um a sua parte, o que nos cabe neste latifúndio, ser missioneiro. A tradicional descida do rio Piratini ocorre no próximo fim de semana. O evento geralmente é realizado próximo do Dia de Nossa Senhora de Navegantes, no dia 02 de fevereiro, porém teve a data adiantada devido ao mau tempo e se somou as atividades do Rodeio de São Nicolau.
Os ambientalistas e aventureiros irão descer pelo rio durante dois dias, em um passeio que envolve sustentabilidade e história. Segundo Luiz Carlos dos Santos, presidente da APARP, entidade promotora do evento, a saída será do Rincão do Conde, em São Nicolau.
Os grupos irão percorrer o rio e contar com a hospitalidade dos ribeirinhos. Em pontos estratégicos, há café, almoço e jantar para os aventureiros. Uma das atividades é recolher o lixo da água. Para isso, serão oferecidas duas premiações para as barcas que mais recolherem lixo.
Conforme o ambientalista Antônio Pacheco, a descida deste ano também irá avaliar as mudanças causadas pela forte enchente de dezembro do ano passado. Os apontamentos serão documentos para análise e medidas futuras, uma vez que outras enchentes podem ocorrer. Informações com Carlos Sidnei Ferreira.