Construção do Plano Missões 20-30
Venha participar e ajudar a pensar o turismo nas Missões para os próximos dez anos. O tema Missões Jesuítico-Guarani possui um potencial muito grande, contudo precisa ser desenvolvido para se tornar um atrativo que possa ser incluído nos principais roteiros nacionais. Esta construção será feita localmente e com a participação das comunidades locais.
O turismo é uma indústria limpa e capaz de trazer muito desenvolvimento para a Região. A História das Missões Jesuítico-Guarani é muito rica e a nossa região tem muito o que mostrar e contar.
O workshop que estamos promovendo faz parte de um conjunto de três eventos que visa proporcionar a participação das comunidades locais na definição das ações que serão realizadas nos próximos dez anos para desenvolver o turismo com o tema Missões Jesuítico-Guarani. O primeiro evento será em Santo Ângelo, o segundo em São Luiz Gonzaga e o terceiro em Porto Alegre.
Este é um processo de construção coletiva que visa coletar todos os pontos de vista objetivando a construção de um plano robusto contemplando ações em todas áreas possíveis e demandadas pela comunidade, assim como o comprometimento das comunidades locais para que tenhamos um resultado consistente, duradouro e que ajude no desenvolvimento regional.
O que é o Plano Missões 20-30
É um processo de documentar todas as iniciativas relacionadas ao desenvolvimento do turismo cultural ligado à missões jesuítico-guarani e que já foram manifestadas pela comunidade local como possíveis oportunidades a ser desenvolvidas e que resultariam em atrativos para os turistas.
A captação destas ideias e a sistematização e organização das mesmas sob a forma de projetos individuais permitirá que a comunidade possa visualizar todas as iniciativas identificadas e definirmos uma forma de trabalhar cooperativamente para que estas ideias se transformem em realidade.
O plano consiste em agrupar as ideias que hoje estão isoladas e não formatadas em projetos e avaliar a possibilidade de implementação e o seu impacto no turismo da região. O que desejamos é alinhar os vetores e transformar em realidade o que hoje pode ser apenas um sonho de um empreendedor individual.
Pensar grande e a longo prazo é que fará a diferença para a Região.
O resultado esperado é que no final deste processo de participação das comunidades locais possamos ter todas as informações que permitam reunir todas as iniciativas e informações que hoje estão disponíveis para que possamos criar um documento onde de forma sistematizada tenhamos definido quais ações serão realizadas na região nos próximos dez anos e que tenham impacto na atração de turistas.
Em resumo, o plano Missões 20-30 será a montagem do grande “quebra-cabeças” das iniciativas isoladas que temos hoje, que isoladamente não são implantáveis, transformando as Reduções Jesuítico-Guarani em um destino turístico capaz de atrair milhões de visitantes anuais. Com o plano montado teremos condições de orientar as nossas autoridades e a iniciativa privada nas prioridades dos investimentos no turismo da Região, assegurando melhores resultados e reduzindo os riscos.
Data: 5 de dezembro de 2019
Horário: 8h - 16h
Onde: Clube Gaúcho - Salão Marfim
Endereço: R. Bento Gonçalves, 915 - Centro, Santo Ângelo - RS
Inscrições: Plataforma Sympla ou no dia do evento.
https://www.sympla.com.br/
Contatos:
E-mail: planomissoes@gmail.com
Telefone: (51)9.9246-4064
Programação:
8h-12h - Apresentação dos conceitos e construção do Plano Missões 20-30
14h-16h - Apresentação do Programa RS+Turismo