Despacho: Semelhante ao caso da foto, um amigo narrou que para os lados de Cerro Largo vivenciaram quadro semelhante, com requintes de crueldade. Junto à encruzilhada estava um litro de cachaça, pipocas e outros badulaques, e no meio delas um galo com as patas e asas quebradas.
Eis que um cidadão recolheu a ave e, ajudado por amigos, improvisaram uma caixa onde as patas ficaram suspensas e as asas quase imobilizadas. Final feliz para o galo, que voltou a caminhar e bater as asas.
Sobre maus tratos aos animais, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 28 de março de 2019, ser constitucional o sacrifício de animais em cultos religiosos.
O ser humano precisa evoluir, e muito, para que não aconteçam certas barbaridades.
O trem passou: Elaborei, no capricho, texto sobre o roteiro turístico do “Trem das Missões, resumindo as idas do Maria Fumaça de Santo Ângelo, passando por Catuípe até Ijuí. Tudo prontinho na segunda-feira de noite, mas eis que o nosso jornal A Tribuna destacou o tema na contracapa de terça-feira. Isso que poucas vezes preparo-as com antecedência.
Quisera pudesse ter alguns dotes do mestre Artur Hamerski. Não falo da beleza dele, pois bonito também sou. Aos que duvidarem, a esposa dele, e a minha, o confirmarão, mesmo que já tenham mudado de opinião. Queria mesmo era ter os dons e conhecimentos do Artur sobre o nosso português, as nuanças vocabulares, etc. Disse-me ele que envia seus “Pontos Misturados” em lotes de cinco ou mais colunas, e que a redação vai escolhendo ao acaso. Elas não se repetem, pois são únicas, e somente ele se atreve ao tema, pelo menos na capital missioneira.
Buenas! Como o trem passou antes, resta-me comprar passagens, optando pelos 20, 21, 22 e 28 e 29 de setembro. Preço? R$ 70 e 66,50, para adultos e crianças, respectivamente.
Trem: No dia 31 de julho de 2019 foi assinado pelo Presidente Bolsonaro e a empresa Rumo S.A, o contrato de concessão dos tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul. O trecho concedido vai do Porto Nacional/TO até Estrela D’Oeste/SP, com extensão de 682 km. Boa parte do tramo central foi concluída e encontra-se operacional e disponível para o transporte ferroviário comercial de cargas.
A participação do modo ferroviário deve sair dos atuais 15% pra quase 30%, em menos de década. Esta linha férrea é considerada a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro e um dos principais projetos para escoamento da produção agrícola do país.
Alguns caminhoneiros demonstram preocupação com a liberação da via férrea. Conforme economistas e entendidos pouco afetará nos valores do frete oferta de serviços de transporte, pelo menos a curto prazo.
Poesia: Reverenciando Dom Pedro I eis, em versos genuínos, deste poeta...
INDEPENDÊNCIA
Em mil oitocentos e vinte e dois
Dom Pedro, com braço forte,
gritou à beira de um rio:
“Independência... ou morte!”
Portugal exigiu dinheiro,
que emprestado da Inglaterra,
já endividou o Brasil
pois pagamos pela terra.
Na semana de setembro
a data é comemorada.
Desfiles e homenagens
aos heróis da pátria amada!
Sentimentos: Que a Academia Santo-angelense de Letras – ASLE - externa pela passagem de Maria Rousselet, esposa do confrade Carlos Antonio Rousselet. Com 85 anos, despediu-se serenamente a doce Maria, santo-angelense nascida no Rincão dos Mendes. Descanse em paz!
Humor: - Por que o português ficou feliz quando montou o quebra-cabeças em 6 meses? Por que na caixa estava escrito: de 4 a 6 anos.