O ano chinês de 2019 começará no dia 5 de fevereiro e terminará em 24 de janeiro de 2020. Ele será regido pelo Porco de Terra.
Esta tradição não conta os anos e sim um ciclo de 12 em 12 anos seguindo o horóscopo chinês.
O ano de 2019 encerra-se o ciclo dos 12 signos do horóscopo chinês, pois já se passaram doze anos. Portanto, acredita-se que este é o tempo ideal para reflexão e finalizar projetos empreendidos nos anos anteriores.
Desta maneira, o mundo entra num período de concluir aquilo que foi planejado. Ao mesmo tempo, se aguarda a chegada de um novo ciclo que será iniciado no ano seguinte.
Em 2019, o ano será do signo de porco (ou javali) com o elemento terra. Desta maneira, segundo as tradições chinesas, espera-se sentir uma sensação de abundância e agilidade.
Ano Novo Chinês
Apesar de não ser bem-visto, o porco tem muitas qualidades. É um animal benévolo, sociável e indicava riqueza e abundância para quem o possuía.
É um bom ano para as relações familiares e amizades, pois o porco é um animal muito apegado à família. Sempre bem-humorado e brincalhão será um momento favorável para eliminar as relações tóxicas que porventura temos em nossa vida.
No plano pessoal devemos ter cuidado com o dinheiro e o trabalho, porque o porco é muito distraído. Igualmente é glutão e exagerado no comer e isso pode nos trazer problemas de saúde.
Já o elemento terra é um dos principais no cosmovisão chinesa, porque ela estabiliza e traz o ser humano para o mundo real. Apesar de ser associada ao materialismo é vista como uma grande provedora, pois os alimentos vêm da terra.
Por isso, com sua eterna busca pelo equilíbrio e compensações, a filosofia chinesa nos mostra que o ano do porco terra pode ser uma boa ocasião para fazer com que seus desejos se tornem realidade.
Tradições Chinesas de Ano-Novo
Assim como no Brasil temos uma infinidade de superstições e coisas para atrair a boa sorte no ano que se inicia, os chineses também seus truques. Vejamos alguns:
Um dos símbolos do Ano-Novo são as flores de ameixa (coragem e esperança), e o narciso, que simboliza boa sorte e prosperidade.
Para conservar a boa sorte convém evitar lavar os cabelos e assim perder os bons fluídos para o ano que se inicia.
No Ano-Novo deve-se falar somente do futuro e não do passado, pois um novo ciclo está começando.
O linguajar merece especial atenção por isso nada de falar palavrão ou expressões negativas.
Também é melhor ficar longe de facas ou tesouras porque estas podem “cortar” os bons augúrios.