Notícias

03/04/2018 15:28


Lagarto Teiú

Lagarto do Jarau ou Teiú (“Tupinambis merianae” ou Lagarto-do-papo-amarelo, Teiú-gigante, Teiú-da-Argentina, Teiú do Jarau) é um dos maiores lagartos do Brasil e o mais pesado deles. É uma espécie de lagarto que habita grande parte do Brasil e muito comum nos pampas sul-americanos.
Ele pode medir até dois metros de tamanho total e cerca de 10 quilos adulto é terrestre, e raramente sobe em árvores depois de atingir a maturidade. É um animal agressivo e voraz, comendo desde frutas e insetos até roedores, aves e outros répteis de menor porte. Quando mora perto de casa junto a fazenda ataca os galinheiros (ovos e pintos) e o lixo das casas, se isso não acontece, evita a proximidade com o homem e prefere buscar seu alimento longe dele.               
Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais. Vive aproximadamente 16 anos, costumam cavar buracos na terra, tem hábitos diurnos Onívoros desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação.. Em cativeiro alimenta-se de gemas de ovos, carnes, camundongos, pintinhos, rãs, frutas doces, etc. 
É um animal tímido, mas que se defende bem quando atacado, principalmente desferindo chicotadas com a longa cauda. No manuseio pode ser agressivo, razão pela qual são importantes os cuidados no manejo para evitar mordidas.
É um lagarto fácil de ser visto devido ao seu tamanho e bonita coloração. 
Site: Lagarto Teiú 
Vídeo: Butiá a fruta da querencia gaúcha 
Notícia: A Lenda do Umbu
Bombeiros prendem Lagarto de 2 metros. 
Butiá a fruta da querencia gaúcha 
Site: Cardeal Amarelo - Guerreiro do Pampa Gaúcho 
Site: Gralha a Guardiã da Origem dos Mistérios 
Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
Site: O Pássaro Cardeal, “O Guerreiro dos Pampas”. 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...