Governo federal reativou programa, que prevê obras de pavimentação urbana. Na região foram contemplados São Paulo das Missões, Sete de Setembro, Giruá e São Miguel das Missões
Resultado de mais uma conquista municipalista, o calendário de contratação do programa Pró-Transporte, que financia recursos para obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas como calçamento, asfaltamento e sinalização de trânsito, foi reaberto pelo governo federal. A notícia positiva se deve muito a mobilização da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e outras associações regionais do Rio Grande do Sul que, conduzidas pela Famurs, em abril passado estiveram reunidas em Brasília, acompanhadas de outras lideranças políticas, com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Na ocasião, o presidente da AMM, Angelo Fabiam Duarte Thomas, e demais integrantes da comitiva gaúcha, reivindicaram a continuidade de projetos imprescindíveis que uma vez cancelados, trariam prejuízos aos municípios e comunidades. O programa havia sido encerrado em 31 de janeiro sem que as prefeituras fossem convocadas para assinar os contratos. Mas a soma de esforços dos prefeitos valeu a pena. Os prazos foram reabertos, e com isso, afastados de vez os riscos da perda dos recursos. “Seguramente, se não fosse a união e pressão dos municípios, não haveria êxito, já que os prazos estavam expirados há mais de trinta dias. Assim como a Famurs e outras lideranças, a AMM também esteve com o ministro dos Transportes na defesa dos municípios missioneiros beneficiados no Pró-Transporte", ressaltou Fabiam Thomas, que é prefeito de Giruá e um dos vice-presidentes da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).
Municípios contemplados
Projetos de mobilidade urbana de 167 municípios gaúchos devem sair do papel em 2016. O prazo para assinatura da contratação do programa é até dia 28 de dezembro. Na região das Missões quatro cidades foram contempladas no Pró-Transporte: São Miguel das Missões, Sete de Setembro, Giruá e São Paulo das Missões. Em anexo, confira a portaria nº 222 publicada no Diário Oficial da União, com as devidas orientações para os próximos encaminhamentos, e também a relação completa dos municípios contemplados no Pró-Transporte, conforme Termo de Habilitação emitido pelo Ministério das Cidades.
Fonte: AMMISSÕES