A origem desta cidade vem dos tempos que este território pertencia ao Império Espanhol, Periodo das Missões os filhos desta terra tem marcado a história do Brasil e América Latina (Pampa) por isto títulos como:
Primeira cidade dos Sete Povos
Ou Terra dos Presidentes.
Aniversário São Borja é 11 de março. Data da Emancipação: 21/05/1834.
A origem do seu nome veem dos jesuítas, expulsos os jesuítas das missões orientais, a elas retornaram em 1639. Nessa segunda fase de atividades, fundam o povo de São Francisco de Borja, daí o nome que, abrigando a população indígena das regiões situadas entre o Icamaquã e o Butuí, bem como a da margem Argentina, chegou a possuir quase 4000 habitantes. Nessa época, foi designado um Comandante Geral das Missões, função que deveria ser exercida por um oficial superior do exército. Os primeiros comandantes gerais exerceram suas funções em São Miguel, São Nicolau, São Luiz e só posteriormente em São Borja. No entanto, cada dia mais evidenciava-se que urgia integrar efetivamente a vasta área das Missões, quase a metade do atual Rio Grande, bem como dar às novas fronteiras uma eficiente proteção.
Tudo isso talvez tenha levado, em 1833, o Presidente da Província, em conselho, a criar a Comarca das Missões, da qual um dos termos sediava-se em São Borja. Para a instalação do referido termo de comarca foi o povoado, nesse mesmo ano e por decisão do mesmo Presidente da Província em Conselho, elevado à vila.
Sua história continuaria conturbada por repetidas lutas, já que por sua própria situação geográfica, participara ativamente de todas as contendas com os países vizinhos. Apesar de tudo, São Borja prosperou graças, principalmente, à pecuária que constitui até hoje a base de sua economia.
São Borja é uma das cidades gaúchas mais embebidas na história do Estado.
Fundada em 1682, pelo jesuíta Francisco Garcia, como o primeiro dos Sete Povos das Missões, notabilizou-se como ponto estratégico na Guerra do Paraguai e ganhou dimensão nacional principalmente por ter sido o berço, e por abrigar os túmulos de dois ex-presidentes, Getúlio Vargas e João Goulart. Em 1954, ano importante por ter sido o da morte de Getúlio, o município de São Borja se caracterizava por abrigar um rebanho bovino de 363 mil animais e um ovino de 212 mil cabeças, base de sua economia. Nome anterior: São Francisco de Borja.
Município mãe: Rio Pardo.
Mais imagens de pontos turisticos e dicas de Roteiros pela Região das Missões. Cada cidade tem seus valores, lendas, costumes, comidas e a soma destes fatores vai dando um caráter diferente para cada sociedade. Somos todos iguais e nossa história se soma, somos todos o mesmo povo, mesma raça mesma nação! Site: Santo Padre Jesuíta Francisco de Borja
Primeira Redução dos Sete Povos Missioneiros, inicio meio e passagem de todo o gaúcho, terra que no Brasil teve mais filhos que ocuparam o cargo maior da nação, bordada de museus e pontos ricos de história.
Locais em que um Sãoborjense tem de conhecer e tirar uma foto!
Aeroporto João Manoel, Barão de São Lucas, 2º Regimento de Cavalaria Mecanizada Exército Brasileiro, Monumento ao Cavalo Amigo, Cais do Porto, Catedral de São Borja, Centro Nativista Boitata, Centro de Tradições Gauchas Tropilha Crioula, Cemitério Paraguaio São borja, Brasil Hotel, Oratório de Nossa Senhora dos Navegantes, Cemitério Jardim da Paz, Capela São Vicente de Paula, Estação Ferroviária, Fonte São João Batista, Fonte de São Pedro, Gregório Fortunato o Anjo Negro de Getúlio Vargas, Igreja Imaculada Conceição, Mausoléu Getúlio Vargas, Monumento do Tricentenário, Maria do Carmo Santa Missioneira, Monumento de Resistência de São Borja e Praça Getúlio Vargas, Museu Apparício Silva Rillo, Museu João Goulart, Museu Getúlio Vargas, Museu Brigadeiro Menna Barreto, Museu Ergológico de Estância. Os Angueras, Ponte da Integraçã Brasil Argentina, Prefeitura Municipal de São Borja, Parque Serafim Vargas São Borja, Pórtico de São Borja.
Se você vai fazer um aniversário ou baile, casamento, e esta com muitos convidados e que dar um passeio para diverti-los, pegue o carro ou alugue uma Van com ou sem motorista e passeie pelas Missões, é mais barato não tem preço, não existe distancia grande entre os polos das missões, cada cidade desta nação missioneira guarda segredos e lendas, colonizações que se fundem com o berço do gaúcho, quem já fez um passeio assim, fará outros.
Notícia: São Borja, Terra dos Presidentes
Site: Reduções Jesuíticas – RESUMO - 1º E 2º Período
Site: Roteiro nos Quatro Sítios Arqueológicos
Site: Roteiro entre Monumentos
Site: Roteiro do Chimarrão
Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras
Site: Roteiro por Altares da Pátria
Site: Roteiro 4 Dias 3 Noites Familiar Pelas Missões