Notícias

09/01/2018 15:22


Como e Por Onde Nasce Um Tradição nas Missões

          De todos os encantos que envolvem esta terra, energias brotando nos rituais, cultura, ruínas, benzimentos, e alinhavando uma história única, vivenciada nesta terra, que fez de São Miguel das Missões Patrimônio da Humanidade e uma das principais Nascentes dos Gaúchos. 
          Pelos motivos já enumerados, viemos refletir o que se acerca nesta terra além das tradições, e aí sim entendermos o que passou-se no Reveillón em São Miguel das Missões.
           A palavra tradição é sinônimo de entrega, passar adiante, continuidade que permanece e foi isso que toda a comunidade fez em uma cumplicidade que só a entrega e a união pelo bem comum conseguem, sendo assim diante de um ato tão belo em um momento festivo os fogos de artifícios forma a diplomação de São Miguel das Missões como o nascer abençoado do ano para todos os sabem viver em família e comunidade.
          Durante o dia, acontece o “tradicional” Encontro de Benzedores, Rezadores e Mateiros, realizando benzimentos aos turistas e distribuição de escapulários nas festividades das festas de  Final de Ano em São Miguel das Missões, mais especificamente junto à  Cruz Missioneira, no interior das ruína jesuíticas
          Assim, para os privilegiados que poderem acompanhar a “tradicional” Missa do Galo nas Ruínas de São Miguel, feita pelo Bispo Don Liro Meurer, missa esta carregada de simbolismo e de uma beleza que sempre emociona a todos, seja pelo local e energias humanas resguardadas nestas pedras.
          Após a missa, estando à frente do Sítio Arqueológico (1*), pôde-se acompanhar o “tradicional” Show da Virada (2*) e a queima dos fogos, além da tradicional confraternização de todas as famílias. A soma de todos estes ingredientes, em grande comunidade, fica envolvida por um espírito fraterno, que identificamos como “Espirito Missioneiro”. Milhares de visitantes de cidades vizinhas e turistas tiveram a gratificante experiência de fazer parte desta festa, que transcende tudo o que costumamos imaginar de réveillon. Houve integração total, concretizada diante de símbolos históricos irmanados nos desejos de paz e comunhão.
          (1*) O fluxo de participantes para assistir a passagem de ano em São Miguel das Missões foi em grande estilo. A multidão lotou a Avenida do frontispício ao Sítio histórico, que juntos celebraram a chegada de 2018. A estimativa da Polícia Militar e da Imprensa foi de, aproximadamente 5.000 mil pessoas, as quais prestigiaram o Réveillon nas Missões, estando os restaurantes e hotéis lotados, tanto no município como nas cidade adjacentes.
          (2*) Pouco antes da meia-noite, a Dupla Sertaneja Junior e William, subiram ao palco e transmitiram uma mensagem de carinho ao público presente, que juntos realizaram a contagem regressiva da virada de ano. Após, deu-se à queima dos fogos de artifício, que durou uns 12 minutos, com Shows Pirotécnicos tomando conta do céu de São Miguel das Missões, abrilhantando ainda mais esta festa miguelina.
          O Natal Missioneiro e o Réveillon nas Missões foi uma Realização da Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões, com Patrocínio da  Caixa – Governo Federal, Apoio do IPHAN, IBRAM, MK Projetos e Produções Culturais, Associação dos Amigos das Missões e ACI.    
Mais imagens da programação durante o RÉVEILLON MISSIONEIRO  
Programação RÉVEILLON MISSIONEIRO em São Miguel das Missões

Programação NATAL MISSIONEIRO em São Miguel das Missões 
Fonte Prefeitura de São Miguel
Site: Enfermidades dos Índios Guaranis 
Notícia: Educação, Cultura e Energia na Missão de São Miguel 
Site: Benzeduras e Rituais nas Missões  
Site: Roteiro de Bicicleta Pelas Missões 
Site: Roteiro por São Miguel das Missões

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...