“Barranca: nas Fronteiras da Arte e da Vida” é um documentário de televisão que dirigi e produzi para a TVE (Fundação Cultural Piratini Rádio e TV), com roteiro e edição de Fernando Hart e Fran Rebelatto e a colaboração de inúmeros colegas da Televisão Pública do RS. Dois teasers já estão em veiculação na internet e na TV.
O documentário trata de um festival de música que ocorre há 41 anos, em São Borja, em um acampamento às margens do Rio Uruguai. O evento, organizado pelo Grupo de Amador de Arte Os Angueras, iniciou como uma pescaria entre amigos na Semana Santa e se tornou uma das principais referências da cultura do estado.
Apparício Silva Rillo _"A Barranca é uma grande confraternização, onde se canta, onde se discute, brinca, pesca, onde a história do Rio Grande do Sul é repassada onde os temas do nosso folclores são levados a peito".
É um verdadeiro laboratório poético e musical da arte regional gaúcha. Durante o acampamento, os participantes devem compor, inspirados a partir de um tema, em apenas 24 horas: letra, música e arranjos para apresentação do palco do festival.
Assista ao vídeo e conheça o companheirismo e criatividade de um dos festivais que mais incentivaram e fomentaram tudo o que conhecemos hoje como arte tradicionalista. Um verdadeiro documentário, um tesouro que retrata o dia de alguns homens que foram verdadeiros visionários e lutadores, palanques sementes de um legado... Troncos de sua geração!
Vídeo: Documentário Barranca nas Fronteiras da Arte e da Vida
Fonte: IMAGINA