Realizou-se no último domingo dia 24/09, na Praça Pinheiro Machado, em frente a Catedral Angelopolitana, a 1ª Edição do EntreOlhares aqui em Santo Ângelo.
O Movimento EntreOlhares — ou Eye Contact Experiment — é um evento mundial organizado pela The Liberators International para inspirar todo tipo de pessoa a viver em uma sociedade mais harmônica, em que o amor e a gentileza reinem, apesar de todas as diferenças existentes entre os mais diferentes tipos de pessoas, idades, povos e culturas.
A iniciativa teve sua primeira edição em 2010, na Austrália, e viralizou pelo mundo inteiro, criando uma experiência global inédita.
A ideia do movimento é promover a troca de olhares entre pessoas desconhecidas em locais públicos para resgatar a conexão humana perdida em tempos de contatos digitais excessivos. É preciso aprender mais uma vez a nos relacionarmos uns com os outros.
Tem-se a consciência que as tecnologias conectam quem está longe, mas por outro lado, afastam quem está por perto. Percebe-se, então, que, o que de fato está fazendo falta é aquela conexão olho no olho, que nos envolve, nos emociona e nos humaniza. E, para tanto, necessitamos ver/olhar/mirar o outro, senti-lo na sua essência.
Para isso, os participantes levaram suas cadeiras, cangas, tapetes, almofadas ou colchonetes de ioga, para participar sentados, ou poderiam se incluir nesta experiência em pé mesmo, aguardando por um desconhecido para, olho no olho, tentarem por um minuto compartilhar e fortalecer ligações pessoais.
A reação das pessoas ao contato visual desconhecido foi bastante interessante e surpreendente. Algumas se emocionaram verdadeiramente, outras deram risadas, se abraçaram e, muitas, de mãos dadas conseguiram estabelecer conexões genuínas e autênticas. No entanto, algumas não conseguiram realizar a atividade.
E foi assim que, um grupo de pessoas, coordenadas por Eva Laiz Antunes e Rosemeri Carneiro Grás realizaram em Santo Ângelo o "EntreOlhares - conexão humana, olho no olho".
Uma experiência inovadora e especial em nossa comunidade, que buscou semear olhares, com respeito, amor, compaixão e empatia...
Assista os videos:
facebook - theliberatorsinternational