Notícias

10/07/2017 15:50


Dirigentes culturais preparam o 2º Encontro Trinacional da Fé Missioneira

Evento acontece de 12 a 15 de agosto em La Cruz e envolve os 30 Povos Missioneiros do Brasil, Argentina e Paraguai
A secretária de Cultura de Santo Ângelo Neusa Cavalheiro e o coordenador da Secretaria, Douglas Barbosa, participaram na sexta-feira, 07, na Casa Memorial João Goulart, em São Borja, da reunião de preparação ao 2º Encontro Trinacional da Fé Missioneira, que será realizado de 12 a 15 de agosto, em La Cruz, província de Corrientes, na Argentina, reunindo os povos missioneiros do Brasil, da Argentina e do Paraguai. O evento, segundo explicou a secretária, trabalha na formatação de um novo produto turístico internacional denominado “Ruta Jesuítica da Sudamérica”, aproveitando o potencial cultural e religioso que englobam sete municípios missioneiros, 15 argentinos e oito paraguaios, formando assim os chamados 30 povos. “É um evento turístico e cultural que trabalha para resgatar a história e a identidade dos três países sul-americanos”, assinalou Neusa.
O encontro preparatório teve a participação da arquiteta paraguaia Mirian Ávila, coordenadora geral da Agência de Desenvolvimento Trinacional das Missões Guaranis, reunindo gestores da região e da Argentina para discutir o "Reencuentro de La Gran Nacion Misionera”. Em pauta, o desenvolvimento do turismo, o resgate e preservação patrimônio histórico e outros temas relativos à cultura e às origens missioneiras.
A reunião definiu parte da programação do encontro, como a realização do Conselho de Governo Missioneiro que pretende reunir os prefeitos brasileiros dos sete povos missioneiros e os intendentes dos 23 povos argentinos e paraguaios para debater a cultura, arte e religiosidade comum entre os países e resgatar a história jesuítica guarani. Também foi acertada a realização de uma procissão com imagens dos santos padroeiros de cada um dos 30 povos. 
O prefeito de São Borja Eduardo Bonotto e o vice-prefeito Roque Feltrin prestigiaram o encontro. No evento, Bonotto frisou que o município vem procurando fortalecer sua identidade missioneira. Explicou que a administração municipal está buscando a aproximação com os demais municípios dos 30 povos missioneiros, para participar das discussões e também com o objetivo de desenvolver a cultura, o turismo e comércio regional.
Fotos: Lucas Carvalho/Decom/PMSB

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...