A 1ª Cavalgada Caminho das Tropas conta com o apoio do CTG Sentinelas do Caaró, Piquete Taras do Rio Grande de Mato Queimado, Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores e Secretarias de Educação, Cultura, Turismo de Caibaté e de Caibaté. O evento passará a fazer parte do calendário de eventos dos dois municípios.
Desde já fica o convite aberto para todos os cavalarianos que queiram participar, para que providenciem os exames veterinários exigidos por lei. Maiores informações entrar em contato pelo fone (55) 9 9631 7802 e (55) 9 9664 8973 ou contatar o setor de Turismo do município de Caibaté ou Mato Queimado.
Como surge o planejamento;
Após estudo detalhado da História dos Municípios de Caibaté e Mato Queimado e com o intuito de resgatar a história dos mesmos, um grupo de 4 cavalarianos resolveu desenvolver uma cavalgada passando pelos municípios de Caibaté, Mato Queimado e São Miguel das Missões, refazendo a rota dos antigos tropeiros que atravessavam o gado a nado nas águas do Rio Ijuí no Passo dos Pires e Passo dos Viola para serem abatidos em matadouros da Antiga Cerro Azul e Santa Rosa.
A idéia partiu do professor de História Charlei Willer e do Antônio Sergio Lopes da Silva, popular “Brizola”, juntamente com Conrado Matos de Santa Rosa (coordenador de cavalgadas da 3ª Região Tradicionalista) e de José Krever de Cerro Largo.
Apoio: Prefeitura Municipal de Mato Queimado Rádio Caibaté Cezar Coleto Brizola Lopes Milton Da Rocha Berving
Notícia: Cavalgada Caminho das Tropas 2018
Notícia: Cavalgada Caminho das Tropas 2017
Vídeo: Primeira Cavalgada Caminho das Tropas
Imagem: Cavalgada Caminho das Tropas 2017
Imagem: Cavalgada Caminho das Tropas 2018
Site: Roteiro por Mato Queimado
Site: Casa Branca Origem de Mato Queimado e Caibaté
Imagem: Casa de Pedra dos Kliemann
Site Piquete do Rincão da Conceição
Site: Cascata Conceição
Site: Clube União da Rondinha
Vídeo: Capela Rondinha
Vídeo: Passeio Praça 24 de Março
Vídeo: Praça 24 de Março - Mato Queimado
Notícia: TROPEIRISMO, por João Antunes
Após percorrerem mais de 300 km a cavalo, enfrentando diversas intempéries, os cavalarianos chegaram a Campina das Missões com a centelha da Chama Crioula, gerada em Alegrete no dia 16 de agosto. Este é um momento inédit...