Nossa cultura, nossos costumes são o fruto de uma mistura de origens a adaptações que impressiona aos mais renomados historiadores. Protegê-las e orientar que as novas gerações conheçam e compartilhem este conhecimento é mais do que louvável aos professores é o verdadeiro espírito do gaúcho, do chimarrão que nos leva à interatividade e ao encontro com “nós mesmos e nossos ancestrais” como diria Jayme Caetano Braun.
O Instituto Farroupilha Campus Santo Ângelo (IF Farroupilha SAN) desenvolveu e aplicou uma atividade didática que mobilizou não só os alunos e suas famílias, mas também outros órgãos de ensino, representantes de instituições e empresários da Região das Missões.
A idealizadora da atividade foi à professora Bedati Finokiet do UFFS Cerro Largo A proposta de pronto foi abraçada pelo IF Farroupilha SAN sob a coordenação da Professora Maria Aparecida Lucca, Ivan Preuss, apoiada pelos colegas Valdair Jacques, Amarílio Mello, Luis Loose e toda a comunidade do IF Farroupilha SAN que, de uma maneira direta ou indireta souberam aproveitar e auxiliar na realização deste evento que, na sua quarta edição (4ª), torna-se muito popular nas atividades de toda a região missioneira. Além da participação do Cacique Anildo Ama Selyna e membros da Tekoá Piaú (Comunidade Guarani de Santo Ângelo).
O objetivo do Projeto de Extensão “Carijada: tempo e espaço de identidades busca promover ações de respeito à identidade e inclusão, entre os alunos do IF Farroupilha e valorizar os saberes e fazeres tradicionais, resgatando a prática da produção artesanal de erva-mate como era feita antigamente.
Os cursos das mais diversas áreas participaram e o que era para ser uma aula, instrução efetuada em campo, tornou-se um evento, um exemplo socioeducativo admirável. A seguir imagens da 4ª Carijada no Instituto Farroupilha SAN.
Vídeo: Carijada, método tradicional de fazer Erva Mate persiste na Missões.
Imagens 4 Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA.
Notícia: Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA, Região Missões.
10 Mandamentos do Chimarrão,
O primeiro mate é do dono, por quê?
O Chimarrão é Saudável a Explicação de um Taura.
Chimarrão uma das soluções para o mundo!
Lenda Da Erva Mate Versão Indígena,
Mistério do Chimarrão.
Após percorrerem mais de 300 km a cavalo, enfrentando diversas intempéries, os cavalarianos chegaram a Campina das Missões com a centelha da Chama Crioula, gerada em Alegrete no dia 16 de agosto. Este é um momento inédit...