Romaria de Caaró, 2015. Milhares de pessoas vieram a Caibaté, RS, no Santuário de Caaró. Um dia maravilhoso, família, meditação e encontro com as nossas tradições. A saga missioneira contada em livros, rádios, escolas, filmes e cantada por este rincão sem fronteiras que a musica missioneira se propagou, tem o principal capitulo de sacrifícios e divisão de períodos em Caibaté, mais precisamente no Santuário de Caaró.
Imagens:
Romaria e Missa na 82ª Romaria de Caaró.
Familias e público acompanhando a 82ª Romaria do Caaró
Estrutura do Santuário de Caaró na 82 Romaria 2015
Tudo, o dia a dia dos indígenas, a missão paga aos jesuítas da Companhia de Jesus lá em Caravacá de La Cruz na Espanha, o mundo que era dividido entre Portugal e Espanha, fim do primeiro período das Missões Jesuítas no Brasil, o gado selvagem que se formou os bandeirantes, e muitos outros fatos que fazem e dá o valor que a região Missioneira tem tudo esta interligado a um acontecimento, em um local abençoado pela natureza, conhecido como “Coração das Missões” a revolta dos Guaranis que culminaram com a morte dos Santos Padres.
A história de Caaró é interessante, digna e cabe um estudo a parte todos tinha seus motivos, acertos e erros o que veio a suceder-se depois, o símbolo que estes mártires se tornaram, a religiosidade, os milagres e o que refletiu na história dos países Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Por isto esta data, este local é tão importante no calendário missioneiro.
O Santuário do Caaró é um ponto turístico religioso de reconhecimento internacional, sendo também um local importante para milhares de católicos e uma tradição das missões no Rio Grande do Sul.
A Romaria reverencia a memória dos três Santos Mártires: Padre Roque Gonzales, Padre Afonso Rodriguez e Padre João Del Castillo.
Após percorrerem mais de 300 km a cavalo, enfrentando diversas intempéries, os cavalarianos chegaram a Campina das Missões com a centelha da Chama Crioula, gerada em Alegrete no dia 16 de agosto. Este é um momento inédit...