Detalhes do Site

Igreja Matriz de São Borja



    Imagens da cidade de São Borja clique aqui. 
    Vídeo: Catedral de São Borja/RS

    São Borja foi o primeiro dos Sete Povos das Missões fundado à margem esquerda do Rio Uruguai, quando da segunda fase do estabelecimento das missões jesuíticas no atual território do Rio Grande do Sul.
    A fundação deste povo ocorreu em 1682, a partir de um grupamento avançado constituído de índios originários do Povo de Santo Tomé, localizado na margem direita do Rio Uruguai, povoação que viria integrar a atual Província de Corrientes, na República Argentina.

    O fundador de São Borja foi o padre jesuíta Francisco Garcia de Prada que atribui ao povoado o nome de São Francisco de Borja em homenagem a outro jesuíta espanhol, Francisco de Borja y Aragon, Duque de Gandia e Vice-Rei da Catalunha, 3o Geral da Companhia de Jesus, nascido em 1510, falecido em 1572 e canonizado em 1671.
    A constituição étnica da população primitiva assentava-se na etnia indígena dos guaranis, além destes, em pouco tempo, passou a se registrar a presença de espanhóis e portugueses. 
    São Borja passou ao domínio português no ano de 1801, através da conquista do Território das Missões por Borges do Canto, Gabriel de Almeida e Manoel dos Santos Pedroso.
    São Borja é, no Rio Grande do Sul, a localidade mais antiga com presença permanente de padres e comunidades de Igreja. Desde a sua fundação, em 1682, nunca foi interrompida essa presença evangelizadora.
    Apesar dessa presença antiga e de ser chamada de ”Freguezia”, somente foi constituída como Paróquia São Francisco de Borja em 2 de maio de 1846.
    Às etnias dominantes do início – guaranis, espanhóis e portugueses – somaram-se outras, principalmente de descendentes de italianos que deram um impulso muito grande à vocação agrícola do município. São Borja já foi conhecida como a Capital do Linho e Capital do Trigo. Hoje as lavouras continuam sobressaindo na economia local, com o cultivo do arroz, trigo, soja, e girassol entre outros. A pecuária também é significativa para a economia.
    No cenário político São Borja se destaca no país. Chamada “Terra dos Presidentes”, é berço de Getúlio Vargas e João Goulart e de outras figuras que se destacaram no Brasil.
    Em termos de Igreja, São Borja pertence à Diocese de Uruguaiana, que foi fundada em 1910. É uma das Paróquias mais atuantes na vida da Diocese.
    O Objetivo paroquial atual é ”SER UMA IGREJA BEM ORGANIZADA, QUE AMA O SENHOR E É FIEL AO SEU PROJETO, QUE SE QUER BEM E QUE FAZ O BEM”. Esse objetivo traduz o sonho e o compromisso de construir uma ação pastoral bem planejada, uma espiritualidade forte e comprometida, uma experiência de comunhão e uma ação missionária junto à sociedade.
    Anualmente é feito um Plano de Pastoral que incentiva a busca do Objetivo, o desempenho dos Serviços Básicos de uma Comunidade (Catequese, Liturgia, Pastoral Social e Formação de Agentes), algumas Insistências conforme as circunstâncias do ano e uma Prioridade que é um Projeto Especial referente ao tema articulador que a Diocese define. Muitas pessoas contribuem para a ação pastoral: Presbíteros, duas comunidades de Religiosas, Coordenações e Animações de Comunidades, de Pastorais, de Associações e Movimentos. 
    O projeto foi assinado pelo arquiteto José Maria Oliveira Vilela e executado pelo engenheiro Nei Silveira , de Santo Ângelo.
    Fonte Celso Dornelles.

  • Sobre

  • O povo que conta suas lendas trabalha sua história, autoestima e educação. Trata-se de uma profunda e urgente necessidade de cada município em descrever suas lendas-urbanas. As lendas são assim um depoimento que o povo faz sobre si e para si mesmo. Envie-nos suas histórias atendimento@portaldasmissoes.com.br
    O Portal das Missões é um guia onde você encontra hotel, restaurante, os atrativos, onde ir e o que fazer na Região das Missões, informações sobre os sete povos das missões, reduções jesuítas, nosso povo, histórias e cultura missioneira.

Informações

Igreja Matriz de São Borja
São Borja, RS
Rua Coronel Aparício Mariense, 177
Telefone: (05) 53431-2231

Formulário para contato