A prevenção é a melhor forma de promover qualidade de vida, uma vez que a saúde bucal interfere diretamente em todo o bem-estar do indivíduo. Sendo assim, torna-se fundamental orientar para que todo cidadão possa estar informado contra possíveis problemas indesejados.
Hoje, apesar dos programas de prevenção e acesso aos atendimentos odontológicos, o índice de cárie ainda é o principal responsável pelos problemas bucais. A falta de uma higiene bucal adequada e o consumo excessivo de açúcares são os fatores causadores desses problemas.
Mudar essa realidade é um dos grandes objetivos do Projeto de Saúde Bucal na Escola, implantado a partir de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação do Município de Entre-Ijuís, sob a coordenação da dentista, Juliana Miozzo que está trazendo uma nova visão para dar continuidade a um projeto de tamanha importância.
O Projeto teve início na última semana, com avaliação clínica nas crianças, anotando as necessidades de cada uma, para poder, posteriormente, realizar o atendimento, das crianças que mais necessitam de atendimento, no posto Municipal. Foram analisadas as crianças da educação infantil ao quinto ano na escola Antônio Cortês.
Segundo a dentista, o objetivo maior é promover ações de educação preventiva e curativa, além de conscientizar os alunos da importância de manter uma saúde bucal adequada. Tais ações buscam uma melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes.
De acordo com a profissional, na prática o Programa de Saúde Bucal realiza palestras educativas sobre a formação dos dentes, desenvolvimento de cáries e doenças gengivais, formas de prevenção, técnicas de escovação adequadas, o uso de fio dental e a importância das consultas odontológicas frequentes. Também são feitos exames clínicos nos alunos, com o objetivo de identificar lesões de cáries e dentes que já apresentam comprometimento de sua estrutura.