Notícias

10/07/2017 15:50


Dirigentes culturais preparam o 2º Encontro Trinacional da Fé Missioneira

Evento acontece de 12 a 15 de agosto em La Cruz e envolve os 30 Povos Missioneiros do Brasil, Argentina e Paraguai
A secretária de Cultura de Santo Ângelo Neusa Cavalheiro e o coordenador da Secretaria, Douglas Barbosa, participaram na sexta-feira, 07, na Casa Memorial João Goulart, em São Borja, da reunião de preparação ao 2º Encontro Trinacional da Fé Missioneira, que será realizado de 12 a 15 de agosto, em La Cruz, província de Corrientes, na Argentina, reunindo os povos missioneiros do Brasil, da Argentina e do Paraguai. O evento, segundo explicou a secretária, trabalha na formatação de um novo produto turístico internacional denominado “Ruta Jesuítica da Sudamérica”, aproveitando o potencial cultural e religioso que englobam sete municípios missioneiros, 15 argentinos e oito paraguaios, formando assim os chamados 30 povos. “É um evento turístico e cultural que trabalha para resgatar a história e a identidade dos três países sul-americanos”, assinalou Neusa.
O encontro preparatório teve a participação da arquiteta paraguaia Mirian Ávila, coordenadora geral da Agência de Desenvolvimento Trinacional das Missões Guaranis, reunindo gestores da região e da Argentina para discutir o "Reencuentro de La Gran Nacion Misionera”. Em pauta, o desenvolvimento do turismo, o resgate e preservação patrimônio histórico e outros temas relativos à cultura e às origens missioneiras.
A reunião definiu parte da programação do encontro, como a realização do Conselho de Governo Missioneiro que pretende reunir os prefeitos brasileiros dos sete povos missioneiros e os intendentes dos 23 povos argentinos e paraguaios para debater a cultura, arte e religiosidade comum entre os países e resgatar a história jesuítica guarani. Também foi acertada a realização de uma procissão com imagens dos santos padroeiros de cada um dos 30 povos. 
O prefeito de São Borja Eduardo Bonotto e o vice-prefeito Roque Feltrin prestigiaram o encontro. No evento, Bonotto frisou que o município vem procurando fortalecer sua identidade missioneira. Explicou que a administração municipal está buscando a aproximação com os demais municípios dos 30 povos missioneiros, para participar das discussões e também com o objetivo de desenvolver a cultura, o turismo e comércio regional.
Fotos: Lucas Carvalho/Decom/PMSB

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...