Só quem viveu a experiência gostosa de apanhar frutinhas direto do pé no quintal de casa ou no pátio dos avós tem esse ato guardado com carinho na lembrança. A praticidade e o sabor marcante das frutas nativas dispostas na região criaram essa simbologia cultural no povo gaúcho, que tem ligação originária das colonizações com a agricultura muito presente.
A pitanga, o butiá, jabuticaba, morango, araçá, por exemplo, são dispostas naturalmente nas propriedades missioneiras.
A intenção de resgatar a simbologia dessas frutas, através do consumo de sucos, polpas, geleias e a própria fruta in natura, estimulou alguns pequenos agricultores a articular uma produção para um mercado que se mostra com alto potencial.
Porém, há um consenso entre os que investem neste mercado de que para se trabalhar com pequenas frutas não se pode ter pressa. "O processo todo exige muita paciência, higiene e dedicação, pois não estamos lidando com uma fruta em natura, rustica de origem natural em sua matriz (não há alteração genética nessas frutas) e também carregadas de histórias. Porem uma coisa é nítida no nosso trabalho que envolve toda a família a satisfação” declara o jovem empreendedor Sobucki (*) clique aqui.
Por serem produtos delicados, de alta perecibilidade, a produção local teve que se adaptar à logística de mercado limitando a produção para uma quantidade que atendesse à região e feiras agrícolas, optando pelo processamento das pequenas frutas em sucos, geleias e outros produtos.
Com foco, muito trabalho e dedicação os produtos começam a representar a Região Missioneira e Sete de Setembro, RS (*) que se mostra rica em alternativas de mercado e possibilidades de se somarem organizando em pequenos grupos produtos com valor agregado ou não.
Munido de estratégias para alcançar o consumidor de produtos naturais e conquistar novos clientes, encontram hoje nos meios virtuais mais um caminho onde o fator localização se dissolve.
Polpa de Fruta é definida como produto não fermentado, não concentrado, não diluído, obtido de frutos polposos, através de processo tecnológico adequado com um teor mínimo de sólidos totais, estabelecido para cada polpa de fruta específica, provenientes da parte comestível do fruto.
No local encontram-se produtos que só são vendidos pessoalmente, pois carregam receitas familiares com o tempero da orientação de como servi-los ou degusta-los.
No próximo domingo, 9 de março, o Brique da Praça realizará um evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação contará com música ao vivo, feira de artesanato e a presença de diversas instituições e empresas comprometidas com a valorização e o bem-estar...
No próximo dia 19/01, o Brique da Praça estará repleto de atividades imperdíveis para toda a família! Além de artesanato, produtos diversos e muitas opções de recreação, o evento promete encantar os visitantes com o tradicional show das 11h. Nesta edição, teremos a presença espec...
No dia 29 de dezembro, o Brique da Praça convida você e sua família para uma celebração especial de encerramento do ano. O evento promete encantar com uma ampla variedade de produtos, ideais para compor suas festas de final de ano, destacando o talento e a dedicação dos nossos ex...
Aplicativo Receita Saúde passará a ser obrigatório para profissionais de saúde pessoas físicas a partir de 1º de janeiro de 2025 e reduzirá significativamente o número de declarações em malha fina A emissão de recibo de despesa com saúde por profissionais pessoas físicas (médi...
O projeto "Artesanato missioneiro em lã na Itália / 2024" foi cumprido em diversas etapas, e teve início no dia 30 de novembro, com a partida da artesã Dalva Mothci e do produtor cultural Adão Cassiano, responsável pela produção e os registros da viagem rumo a Porto Alegre, ond...