No endereço https://sebraers.com.br/
Ter uma boa gestão financeira pode ser um dos segredos para fazer o negócio prosperar. Durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, muitos empreendedores sentiram a redução de clientes e precisaram adaptar os negócios para equilibrar as contas e não ficarem no prejuízo. “Foi um momento de fazer alguns cortes para reduzir o custo fixo, diminuindo pequenos gastos e valores que não são tão essenciais como o consumo de energia, negociar o valor do aluguel, conversar com fornecedores, entre outros. Com pequenas ações, o custo geral da empresa será menor”, aconselha o analista de relacionamento com clientes do Sebrae RS, Álvaro Fossati.
De acordo com a mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, receber consultorias para gestão financeira tornou-se uma das principais necessidade para 18% dos empresários entrevistados, seguida de ter orientações financeiras (16%). Com o objetivo de contribuir para melhorar o planejamento diante do impacto da crise na saúde financeira dos pequenos negócios, o Sebrae RS criou página em seu portal, totalmente dedicada aos empreendedores que precisam aprimorar esse aspecto da empresa. Acesse gratuitamente https://sebraers.com.br/
O analista ainda comenta que o fluxo de caixa é a movimentação mais importante para a empresa, pois é possível fazer uma projeção da necessidade de capital de giro ou se será preciso realizar algum empréstimo momentâneo. “A empresa necessita saber exatamente o valor que custa cada produto para poder estimar corretamente a margem de lucro, evitando que venda ou preste o seus serviços com prejuízos”, relata Fossati.
Empresa Modelo redefiniu fluxo financeiro para vencer o momento
A empresa Modelo - Sistemas Construtivos, de Santa Rosa, trabalha há 20 anos com tecnologia em pré-moldados e metalurgia. Durante a pandemia, houve uma pequena redução nas demandas da empresa e foi necessário realizar algumas adaptações na gestão financeira, como reduzir a margem de lucros, por exemplo. Para não correr o risco de ser impactada negativamente pela crise, recorreu ao Sebrae RS. Através de uma consultoria, redefiniram todo o fluxo financeiro e reestruturaram para ter todas as movimentações mais claras.
“Começamos a usar algumas ferramentas, passamos a usar um sistema, organizamos todos os processos financeiros e isso nos deu mais segurança nos processos, garantindo que não vamos fechar. Agora, temos uma visão mais clara do que a empresa possui e podemos até prospectar o futuro”, relata a sócia da Modelo Sistemas Construtivos, Keithy Zamin.
Também com o propósito de ajudar os empreendedores como a Keithy neste momento mais delicado economicamente, o Sebrae RS possui um Programa de Recuperação Empresarial com o foco em empresas que necessitam de apoio para colocar as contas em dia. O pacote essencial oferece duas modalidades, cada uma com 12 horas de consultorias: o Plano de Gerenciamento de Crises e o Consultoria de Gestão de Fluxo de Caixas. Para saber mais acesse www.sebraers.com.br/.
Confira três dicas para ter um melhor domínio das informações financeiras:
Controle: é importante ter o registro de todas as informações financeiras (entradas e saídas), seja com um caderninho, em uma planilha Excel ou através de um aplicativo ou em um sistema.
Análise: é preciso analisar os dados anotados no item anterior. Esta é a etapa mais importante, pois através dela é possível extrair informações sobre a necessidade de capital de giro e o que será preciso fazer para manter o equilíbrio e a saúde financeira da empresa.
Tomada de decisão: com as informações analisadas, esta etapa é fundamental para ser mais assertivo na hora de escolher por movimentar o estoque, criar ofertas em determinados produtos ou realizar adaptações com base na nova situação financeira da empresa.
Assessoria de Imprensa Sebrae RS – 51. 3216.5182 / 5301
Renata Cerini - renatac@sebraers.com.br
Ivana Gehlen - ivanag@sebraers.com.br
Moglia Comunicação Empresarial
Assessoria de Imprensa Sebrae RS
Contatos: Luciana Moglia - lumoglia@moglia.com.br - (51)9.9860.4403
Jerônimo Silvello - jeronimo@moglia.com.br - (51)9.9310.0616
Juan Link - juan@moglia.com.br
Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989
Saiba maisAqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.
Saiba maisNo próximo domingo, 9 de março, o Brique da Praça realizará um evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação contará com música ao vivo, feira de artesanato e a presença de diversas instituições e empresas comprometidas com a valorização e o bem-estar...
No próximo dia 19/01, o Brique da Praça estará repleto de atividades imperdíveis para toda a família! Além de artesanato, produtos diversos e muitas opções de recreação, o evento promete encantar os visitantes com o tradicional show das 11h. Nesta edição, teremos a presença espec...
No dia 29 de dezembro, o Brique da Praça convida você e sua família para uma celebração especial de encerramento do ano. O evento promete encantar com uma ampla variedade de produtos, ideais para compor suas festas de final de ano, destacando o talento e a dedicação dos nossos ex...
Aplicativo Receita Saúde passará a ser obrigatório para profissionais de saúde pessoas físicas a partir de 1º de janeiro de 2025 e reduzirá significativamente o número de declarações em malha fina A emissão de recibo de despesa com saúde por profissionais pessoas físicas (médi...
O projeto "Artesanato missioneiro em lã na Itália / 2024" foi cumprido em diversas etapas, e teve início no dia 30 de novembro, com a partida da artesã Dalva Mothci e do produtor cultural Adão Cassiano, responsável pela produção e os registros da viagem rumo a Porto Alegre, ond...