Notícias

26/12/2018 19:17


Votos Natalinos de Ubiratan Sanderson e família

Desejo que o seu Natal seja abençoado e que no seu coração o amor de Deus esteja sempre presente!
São os votos de Ubiratan Sanderson e família.
Origem do Papai Noel
A origem do Papai Noel está intimamente relacionada com a figura de São Nicolau de Mira, um bispo nascido na Turquia em 280 d.C. que ajudava as pessoas carentes.
São Nicolau deixava moedas perto das chaminés dos menos favorecidos durante a noite.
São Nicolau foi beatificado pela Igreja Católica por conta dos milagres que realizou. O mais conhecido terá sido o pagamento dos dotes de três filhas de um casal pobre.
Os pais das moças não tinham dinheiro para pagar o dote e casar as suas filhas, o que destinava a elas uma vida de prostituição. Até que um dia apareceu na casa dessa família um saco contendo moedas de ouro e prata e as meninas tiveram, assim, o seu dote para o casamento.
Há quem diga que não eram três filhas, mas apenas uma e que vivia sozinha com o seu pai. O que importa não são os pormenores, mas o teor dessa história.
E antes mesmo de São Nicolau, há uma lenda vinculada à origem do Papai Noel, a lenda do Velho Inverno. Segundo ela, havia um velhinho que andava de casa em casa pedindo comida durante o inverno. Quem ajudava o senhor garantia um inverno agradável para a sua família.
O Dia de São Nicolau é comemorado em 06 de dezembro, data de sua morte. Em virtude disso, muitas pessoas costumam montar as árvores de Natal nessa data.
São Nicolau é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Além disso, é considerado o padroeiro dos estudantes. (Foto 1)
Representação do Papai Noel
Hoje o Papai Noel tem uma longa barba branca e usa uma roupa vermelha com detalhes em branco. Possui um gorro vermelho e leva um cinto e botas pretas. Além disso, ele carrega um grande saco de presentes.
Mas nem sempre foi assim. As primeiras imagens do Papai Noel apresentavam um homem magro, outras se assemelhavam a um duende. E as suas roupas eram escuras, em tons de marrom e verde. 
O cartunista alemão Thomas Nast (1840-1902) trabalhou durante anos no desenho do Papai Noel. Em uma delas, publicada na revista Harper's Weeklys, o Papai Noel apresenta o seguinte aspecto: ( foto 2)
Foi somente em 1931, através de uma campanha publicitária da Coca-Cola que o Papai Noel ganhou o aspecto mais próximo do que conhecemos hoje:
Campanha Publicitária da Coca Cola, 1931. (Foto 3)
Curiosidades sobre o Papai Noel
Na cultura americana, o Papai Noel vive no Polo Norte. Já na europeia, ele vive na Lapônia, Finlândia.
Em Portugal, o Papai Noel é chamado de “Pai Natal”. Nos Estados Unidos, de Santa Claus.
Reza a lenda que ele vive com sua mulher, a Mamãe Noel, alguns elfos e suas renas. Os elfos são entidades mágicas que auxiliam na fabricação dos brinquedos que serão entregues às crianças.
Uma pergunta muita curiosa presente no imaginário das crianças é: Como o Papai Noel consegue entregar todos os presentes na véspera de Natal? Segundo a lógica, o fato de existirem vários fusos horários faria com que ele ganhasse umas horinhas a mais e, com isso, entregaria tudo em 31 horas.
Há algumas variações da lenda e uma delas diz que o Papai Noel gosta de petiscar quando entrega os presentes. É por isso que muitas pessoas costumam deixar leite e bolachas para ele e cenouras para as suas renas.
Na Finlândia existe a aldeia do Papai Noel. Os adultos usam o seu endereço (Tähtikuja 1, 96930 Rovaniemi, Finlândia) para colocar nas cartas das crianças a fim de fazerem elas acreditarem que aí fica a casa do Papai Noel.
Para alegrar ainda mais as crianças, o site do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad) apresenta todos os anos a rota do Papai Noel. Assim, no dia 24 de dezembro, as crianças acreditam que conseguem saber por onde ele anda.
1 – O PRESENTE DE NATAL
Certa vez, um menino acordou em uma véspera de Natal, muito contente, pois uma data muito importante estava para chegar.
Era o dia do aniversário do menino Jesus, e é lógico, o dia em que o Papai Noel vinha visitá-lo todos os anos.
Esperava ansiosamente o cair da noite, para voltar a dormir e olhar o seu pé de meia que estava frente a porta, pois não tinha árvore de Natal.
Dormiu muito tarde, para ver se conseguia pegar aquele “velhinho”, mas como o sono era maior do que sua vontade, dormiu profundamente.
Na manhã de Natal, observou que seu pé de meia não estava lá, e que não havia presente algum em toda a sua casa.
Seu pai desempregado, com os olhos cheios d’água, observava atentamente ao seu filho, e esperava tomar coragem para falar que o seu sonho não existia, e com muita dor no coração o chama:
– meu filho, venha cá!
– papai?
– pois não filho?”
– o papai Noel se esqueceu de mim ?
O pai abraça seu filho …
– ele também esqueceu do senhor papai ?
– não meu filho… o melhor presente que eu poderia ter ganho na vida está em meus braços, e fique tranqüilo, pois eu sei que o papai Noel não esqueceu de você.
– mas … todas as outras crianças vizinhas estão brincando com seus presentes… acho que ele pulou a nossa casa…
– Pulou não, meu filho …
Os dois foram caminhando sem rumo, até chegar num parque e ali passearam, brincaram e se divertiram durante o resto do dia, voltando somente no começo da noite.
Chegando em casa, já muito cansado, o menino foi para o seu quarto, e escreveu um bilhete para o papai Noel:
“Querido Papai Noel,
Quero agradecer o presente que o senhor me deu. Desejo que todos os Natais que eu passe, faça com que meu pai esqueça de seus problemas, e que ele possa se distrair comigo, passando uma tarde maravilhosa como a de hoje.
Obrigado pela minha vida, pois descobri que não são os brinquedos que me fazem feliz, e sim, com o verdadeiro sentimento que está dentro de nós, que o senhor desperta nos Natais.
Obrigado. ”
.. e foi dormir…
Entrando no quarto para dar boa-noite ao seu filho, o pai viu o bilhete, e a partir desse dia, não deixou que os seus problemas afetassem a felicidade dele, e começou a fazer que todo dia fosse um Natal para ambos. 
Resgatar a Autoestima Nacional por Ubiratan Sanderson 
Lei da Oferta e da Procura Comanda a Explosão do Tráfico

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...