Notícias

20/07/2016 11:03


Em evento da AMM, ministro Osmar Terra firmou compromisso em aumentar as transferências de recursos aos municípios

Convidado para participar da assembleia da Associação dos Municípios das Missões (AMM), que ocorreu na tarde de quarta-feira (20) na sede da Famurs, em Porto Alegre, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra, veio de Brasília especialmente para dialogar com os prefeitos, vereadores e outras lideranças missioneiras. "Ficamos muito gratos com a presença do ministro em nosso encontro, e com o seu costumeiro empenho em ajudar na viabilização dos pleitos da região das Missões (AMM)", reiterou o presidente da AMM e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres.

Terra fez uma apresentação abrangente sobre as atribuições, políticas públicas, programas e ações do MDSA, com destaque ao aperfeiçoamento dos mecanismos de controle dos beneficiários do Bolsa Família. Dentro desta perspectiva, o ministro sinalizou que podem existir falhas neste controle, pois segundo ele, o sistema de avaliação é precário e muitas pessoas que não precisam acabam recebendo este benefício.

O ministro gaúcho fez questão de dizer que desde que assumiu o comando do MDSA, o evento da AMM oportunizou seu primeiro contato com um grupo de prefeitos e vereadores. Mas o que mais chamou a atenção em seu pronunciamento foi a promessa de intervir junto ao governo federal, por uma maior distribuição do bolo tributário aos municípios. Vale ressaltar, que a União fica com a maior fatia, 57%, os Estados com 25% e os municípios ficam com a menor fatia - apenas 18% do que é arrecadado com impostos do país. "Quero anunciar aqui, meu compromisso em ajudar o presidente Michel Temer nessa articulação por uma divisão mais justa dos recursos que são repassados aos municípios brasileiros, que vivem o pior momento de decomposição do pacto federativo e das finanças públicas", ressaltou o ministro gaúcho.

Osmar Terra anunciou, em primeira mão, que vai promover na Capital federal, conjuntamente com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), um seminário de dois dias com gestores municipais e governo federal, e já convidou todos os prefeitos missioneiros para estarem presentes.

Os trabalhos do primeiro dia da assembleia da AMM na Famurs, iniciaram às 14 horas, e foram conduzidos pelo presidente da AMM e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, e contou com o representante do governo do Estado, que é assessor de Assuntos Municipais, Orvalino Kuhn; do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, do vice-presidente da Famurs, Marcelo Luiz Schreinert; do presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Loureiro; do presidente em exercício da Associação do Legislativo das Missões, vereador Erno Osmar Lang;  da diretora do Detur/Funmissões e rpefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, prefeitos, vereadores e outras lideranças missioneiras.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Lagos Restaurante e Lancheria em Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...