Notícias

06/09/2018 12:19


Otávio Reichert - INTEGRANDO 08/09/2018

2º Concurso de Oratória: Realizado pelo Colégio Tiradentes nos dias 4 e 6 de setembro 2018. Dos 204 alunos matriculados no educandário santo-angelense, 53 deles participaram do concurso realizado pela OAB.
Vencer o palco é uma das grandes conquistas, gradativamente. Fui um dos quatro avaliadores, e pudemos facilmente perceber que os 2º e 3º demostraram maior maturidade em suas apresentações. Com tempo mínimo de 5 minutos para pontuar, a nota máxima era dos 11 aos 15 min. Munidos apenas com anotação dos tópicos do tema que escolheram, diga-se que alguns ministraram grandiosas “palestras” de estudos aprofundados, alguns feitos em grupo, porém apresentado individualmente. Dentre as temáticas, cito algumas: Intolerância Religiosa, Bullying, Direitos Animais, Guerra na Síria, Mal de Alzheimer, Meio Ambiente, abordagem sobre as violências, em especial contra a mulher, etc.
As melhores oratórias foram classificadas ao Concurso regional da OAB. Parabenizo o educandário, após oradores e todos os alunos do Colégio Tiradentes!     
 
Paixão Côrtes: Um dos pilares do tradicionalismo gaúcho partiu da estância terrena, aos 91 anos, no dia 27 de agosto, em Porto Alegre, capital gaúcha. Houve luto oficial de três dias no estado.
Paixão Côrtes nasceu em 12 Jun. 1947, em Santana do Livramento, fronteira seca do RS com Rivera - UR. Engenheiro Agrônomo, folclorista, radialista e historiador dos hábitos e costumes populares do RS e do Brasil. Foi um dos integrantes do famoso Grupo dos Oito, estes estudantes, que fundaram o Departamento de Tradições Gaúchas do Grêmio Estudantil do Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre. Dali surgiu a Chama Crioula, a Semana Farroupilha, e posteriormente o MTG. Atualmente, as tradições gaúchas migraram para várias partes do mundo.
Dentre as honrarias concedidas a ele está a Comenda da “Ordem ao Mérito Cultural”, emitida na gestão do Presidente Fernando H. Cardoso. Do Governo gaúcho recebeu a "Medalha Negrinho do Pastoreio" e a "Medalha Assis Brasil", esta como reconhecimento pelo trabalho em prol da agropecuária.
Sua imagem ficará eternizada também pela estátua do Laçador, esculturada por Antônio Caringi (1954), onde Paixão Côrtes “posou” com a indumentária campeira e laço de 14 braças. Primeiramente em gesso, depois eternizada em bronze, hoje localizada no "Sitio O Laçador", um dos onze símbolos do tradicionalismo gaúcho. Em 2018, as atividades da Semana Farroupilha reverenciam o tropeirismo. Vá em paz, grande Tropeiro Cultural!
 
Sete de Setembro: Que comemoramos neste feriadão, em véspera de eleições presidenciais e instabilidade política. Pesquisas da internet criaram dúvida: foram dois ou três milhões de libras esterlinas que o Brasil (D. Pedro I) pagou para Portugal, que foram emprestados?
Do livro Para Crescer, extraí a pérola infantil...
INDEPENDÊNCIA
            Em mil oitocentos e vinte e dois
Dom Pedro com braço forte
gritou à beira de um rio:
“Independência... ou morte!”
            Portugal exigiu dinheiro,
que emprestado da Inglaterra,
já endividou o Brasil,
pois pagamos pela terra!
            Na semana de setembro
a data é comemorada.
Com desfiles e homenagens
aos heróis da pátria amada!
 
Humor: Fizeram um Amigo Secreto em Brasília. Eis que o presidente iniciou a revelar o seu.
- O meu amigo secreto é uma pessoa muito honesta...
Nisto alguém interrompeu: - Gente de fora não vale!
 
As Botas do Gaúcho: Foi sucesso o lançamento neste 5 Set., no Arena Grill. O livro infantil, colorido, está à venda nas Livrarias Arco Íris, Mundyal e Girassol. O valor não passa de uma dúzia de reais. Caso o leitor souber como viabilizar a venda em e-book, favor contatar este poeta. 
Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Lagos Restaurante e Lancheria em Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...