Notícias

01/04/2024 10:06


Concurso de redação e de Poesia - Jayme Caetano Brau

     Ao cumprimentá-los cordialmente, vimos, em nome da ASLE – Academia Santo-angelense de Letras, encaminhar informações referentes ao Concurso de Redação e de Poesia, a ser realizado no município de Santo Ângelo, com temática voltada ao Centenário do ilustre poeta gaúcho Jayme Caetano Braun.
     Em parceria com a Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, elaborou-se a proposta de dois concursos: um de Redação e outro de Poesia, abrangendo cada um deles três categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Categoria Livre, voltado ao público estudantil e à comunidade Santo-angelense e demais interessados, de acordo com o Regulamento do Concurso (em anexo).
    As inscrições estarão abertas no período de 24 de abril a 24 de maio de 2024, durante as atividades do 31⁰ aniversário da ASLE, e para isso contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
    A divulgação do resultado do Concurso de Redação e de Poesia, após avaliação e classificação sob a responsabilidade da ASLE, está prevista para o dia 21 de junho de 2024, com a entrega de Troféu ao 1º classificado das três categorias, tanto da Redação como da Poesia; Medalhas aos classificados em 2º e 3º lugares; e Certificado de Participação a todos os inscritos no Concurso.
    A ASLE e a Secretaria de Cultura se congratulam com a Estância da Poesia Crioula - Academia Xucra do Rio Grande - que idealizou as homenagens ao centenário do poeta Jayme Caetano Braun, motivo pelo qual os convidamos a se engajarem no Concurso de Redação e de Poesia, contando com sua divulgação e participação para este certame.


CONCURSO DE REDAÇÃO E DE POESIA
REGULAMENTO
1. A ASLE – Academia Santo-angelense de Letras, em homenagem ao Centenário do poeta Jayme Caetano Braun, promove, em parceria com a Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, o Concurso de Redação e de Poesia, com o objetivo de reverenciar a vida e obra desse ilustre autor, bem como de incentivar a leitura e a prática da escrita por meio da redação e da poesia. 
2. O Concurso de Redação e de Poesia é voltado ao público estudantil, à comunidade Santo-angelense e ao público em geral. Poderão participar do Concurso todos os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do município de Santo Ângelo e demais pessoas em geral interessadas em participar, consoantes as categorias propostas.
3. O Concurso abrange três categorias:
- Alunos do Ensino Fundamental: exclusivo para estudantes do município de Santo Ângelo.
- Alunos do Ensino Médio: exclusivo para estudantes do município de Santo Ângelo.
- Categoria Livre: para todas as pessoas interessadas de qualquer parte do país.

4. Cada participante poderá concorrer em uma das categorias descritas acima, podendo participar tanto do Concurso de Redação quanto da Poesia, com a inscrição de somente uma redação e uma poesia.
5. As inscrições para o Concurso estarão abertas no período de 24 de abril a 24 de maio de 2024 e serão efetivadas mediante a entrega da Redação e/ou da Poesia. 
6. Os participantes da Categoria Ensino Fundamental e da Categoria Ensino Médio deverão entregar seus textos, dentro do prazo estabelecido, respectivamente, na Secretaria Municipal de Cultura ou na 14ª Coordenadoria Regional de Educação (14ª CRE). A Redação e a Poesia deverão ser manuscritas, contando com o apoio da Escola e dos professores para a produção textual, os quais poderão contribuir com o estudo e informações prévias acerca do autor homenageado.
7. O texto do Concurso deverá ser encaminhado da seguinte forma: dentro de um envelope grande colocar uma cópia manuscrita da redação e/ou da poesia, identificada somente com o pseudônimo do autor e um envelope menor, lacrado, contendo em folha os dados do autor: nome completo, idade, escola, turma, e pseudônimo.  Na parte externa do envelope grande, lacrado, deve constar apenas o pseudônimo do autor. 
Obs.: A Escola pode entregar as redações dos alunos em um único envelope, desde que cada redação seja acompanhada do envelope pequeno com os dados de identificação.
8. Os participantes da Categoria Livre deverão encaminhar a Redação e/ou a Poesia por e-mail, o qual servirá como inscrição para o concurso, contendo (no texto do e-mail) seus dados de identificação: nome completo, idade, cidade onde reside, pseudônimo. O texto do Concurso (redação – poesia) deverá ser enviado como anexo, identificado apenas pelo pseudônimo. Enviar para o E-mail: aslepoesiaredacaojcb@gmail.com
9. A Redação (Categoria Ensino Fundamental) deverá corresponder à Tipologia Narrativa, sendo o estudante convidado a escrever e a criar uma história tendo como protagonista o poeta Jayme Caetano Braun. O texto deverá ser inédito, escrito em no máximo duas laudas, manuscrito, e devidamente revisado por professor(a) de Língua Portuguesa, preferencialmente do aluno.
10. A Redação (Categoria Ensino Médio e Categoria Livre) deverá corresponder à Tipologia Dissertativa, com argumentos acerca da contribuição das obras do poeta Jayme Caetano Braun para o desenvolvimento, expansão, difusão e preservação da cultura do Rio Grande do Sul. O texto deverá ser inédito, com 20 a 30 linhas. Para os inscritos na Categoria Ensino Médio, o texto deverá ser manuscrito, devidamente revisado pelo(a) professor(a) de Língua Portuguesa, prefencialmente do aluno. Para os inscritos na Categoria Livre, o texto deverá ser digitado, em fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, com título destacado, e devidamente revisado pelo(a) autor(a).
11. A Poesia (para as três Categorias) deverá versar sobre o autor e sua obra, bem como sobre a cultura gaúcha. A Poesia deverá ser digitada em fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, com título destacado, com mínimo de 14 versos (soneto) e máximo de até 70 versos simples, contadas as linhas de cada estrofe.
12. É de competência das escolas fazer a pré-seleção das Redações e das Poesias para a participação no Concurso. Cada escola poderá enviar até 10 (dez) Redações e até 10 (dez) Poesias para concorrer em cada uma das categorias.
13. A redação e a poesia deverão ser inéditas, escritas em Língua Portuguesa, obedecendo à linguagem padrão, e com o devido cuidado às normas que orientam a escrita do Português Brasileiro. Poderá ainda conter palavras do idioma espanhol, fronteiriça missioneira, desde que inseridas ao contexto.
14. As redações e poesias serão avaliadas e classificadas por uma Comissão da ASLE – Academia Santo-angelense de Letras, composta por Acadêmicos e Acadêmicas nomeados para essa finalidade em reunião da entidade. A divulgação do resultado do Concurso será feita no dia 21 de junho de 2024, em horário e local a ser posteriormente divulgado.
15. Os seis primeiros classificados receberão Troféu, conforme descrição abaixo:
- Troféu de 1º Lugar para a melhor Redação – Categoria Ensino Fundamental 
- Troféu de 1º Lugar para a melhor Redação – Categoria Ensino Médio
- Troféu de 1º Lugar para a melhor Redação – Categoria Livre 
- Troféu de 1º Lugar para a melhor Poesia – Categoria Ensino Fundamental 
- Troféu de 1º Lugar para a melhor Poesia – Categoria Ensino Médio 
- Troféu de 1º Lugar para a melhor Poesia – Categoria Livre.
16. Os classificados em 2º e 3º lugares receberão Medalha, conforme descrição abaixo:
- Medalha de 2º e de 3º Lugar na Redação – Categoria Ensino Fundamental 
- Medalha de 2º e de 3º Lugar na Redação – Categoria Ensino Médio 
- Medalha de 2º e de 3º Lugar na Redação – Categoria Livre 
- Medalha de 2º e de 3º Lugar na Poesia – Categoria Ensino Fundamental 
- Medalha de 2º e de 3º Lugar na Poesia – Categoria Ensino Médio
- Medalha de 2º e de 3º Lugar na Poesia – Categoria Livre. 

17. A todos os inscritos no Concurso de Redação e de Poesia será conferido um Certificado de Participação.
18. Os participantes inscritos no Concurso de Redação e de Poesia estão sujeitos a este Regulamento. O desrespeito a qualquer item acarretará na eliminação do participante.
19. Casos omissos serão tratados pela Comissão da ASLE, responsável pela promoção do Concurso.

HISTÓRICO DE JAYME CAETANO BRAUN - Sugestão de link para pesquisa:
http://www.portaldasmissoes.com.br/site/view/id/1624/jayme-caetano-braun---biografia.html

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...