Pautaram a reunião mensal realizada nesta sexta-feira (22), na sede da Associação dos Municípios (AMM), os avanços nas demandas estratégicas para o desenvolvimento econômico, em todas as frentes de atuação. Dirigente da entidade e prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa abriu os trabalhos em tom otimista, ressaltando que a partir da segunda quinzena de outubro, além de voos do aeroporto regional de Santo Ângelo para a capital gaúcha, também terão início os voos para o aeroporto internacional de Guarulhos em São Paulo. “A equipe da Gol Linhas Aéreas está na região missioneira fazendo todas as adaptações necessárias. Essa conquista histórica se deve ao trabalho conjunto da AMM, município de Santo Ângelo, representantes do agronegócio e setores da iniciativa privada”, evidenciou Jacques ao comemorar: “as obras estão indo de vento em popa”.
Edital de licitação da ponte internacional porto Xavier/San Javier, criação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do comércio de pequeno, médio e grande porte, elaboração de projetos para duplicação e melhorias das rodovias, acessos asfálticos, ações efetivas direcionadas ao crescimento do turismo, Corede Missões e demandas da Consulta Popular, também foram temas da reunião.
Em maio desse ano, a Associação dos Municípios das Missões completou 55 anos de fundação. Nesse contexto, prefeitos missioneiros, que participaram da assembleia, avaliaram a importância da força política da AMM, na concretização das lutas regionais e viabilização de recursos das esferas federal e estadual.
PREFEITO DE SÃO NICOLAU – Ricardo Klein
A união de todos os prefeitos é a força política da AMM. Nossa região estava esquecida, mas há muito tempo vem obtendo a devida atenção dos governos federal e estadual, que estão injetando recursos nas Missões. Isso se deve à mobilização da AMM, dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e iniciativa privada. Quando uma região une forças, quem ganha é a comunidade.
PREFEITO DE ROLADOR – João Alberto Aquino
Cada vez mais, nossa AMM está crescendo e ganhando força além da fronteira Missões, por fazer um trabalho mobilizado e apartidário em defesa de reivindicações missioneiras. Sou fã de parcerias, pois acredito no trabalho conjunto. O desenvolvimento do município vai acontecer a partir do desenvolvimento regional. Estamos sendo muito bem acolhidos pela nossa Associação, o que nos motiva a seguirmos firme em nosso trabalho.
PREFEITO DE GARRUCHOS – Roland Schatz
O acesso asfáltico ao nosso município é uma luta antiga, mas, graças Deus, através da AMM, estamos conseguindo avançar. Não só a nossa, mas as reivindicações de todos os municípios são importantes e precisam da ajuda da nossa associação. Um deve ajudar o outro. Acredito que o nosso acesso vai se concretizar, seja asfalto ou, na pior das hipóteses, um cascalhamento decente, de forma que possamos transitar em segurança, pois a estrada está cada vez mais precária.
PREFEITO DE VITÓRIA DAS MISSÕES – Cornélio Luis Grimm
AMM é a associação de municípios mais organizada e fortalecida do Estado do Rio Grande do Sul. Digo mais, não fosse a AMM, com certeza, esse investimento de 20 milhões de reais para pavimentação nos sítios arqueológicos de São João Batista e São Lourenço Mártir, não estaria acontecendo. Sozinhos, Vitória das Missões e Entre-Ijuís, não teríamos conseguido esse recurso do governo federal para essa obra regional tão grandiosa. Os projetos regionais só acontecem com a força da AMM.
PREFEITO DE PIRAPÓ – Auri Kochhann
Como gestores temos uma preocupação muito grande como município e também de âmbito regional. Primeiro, considero de expressiva importância participar das assembleias da AMM, pois é quando nos reunimos para somar esforços em nossas lutas. Em nosso município temos um projeto pronto de ligação asfáltica entre Pirapó e Dezesseis de Novembro pela ERS 550. Já existia o antigo projeto da ponte, desde o governo Brito, que seria pela BR 392, mas foi descartado porque mudamos o trajeto. Nesse intuito, sabemos que podemos contar com a nossa AMM para nos ajudar a torná-lo realidade.
PREFEITO DE UBIRETAMA – Rodrigo Daniel Bloch
Somos 26 municípios, temos nossas prioridades individuais e as coisas estão andando, graças a união de todos os prefeitos. Sozinho é difícil conseguir realizar tudo o que precisamos. O acesso asfáltico, uma luta antiga do nosso município, foi concretizada ano passado, também graças ao apoio e reforço da AMM. Agora estamos engajados na luta pela ponte, a licitação acontece dia 8 de agosto próximo, e poder contar com a nossa associação missioneira é sempre um incentivo.
PRFEITO DE SÃO MIGUEL DAS MISSÕES – José Roberto
Tenho acompanhado atentamente o nosso presidente, prefeito Jacques Barbosa, nos trabalhos regionais que precisam ser concretizados, inclusive no turismo. Já ultrapassamos fronteiras com nossos projetos do Detur e da AMM. Exemplo recente é o aeroporto regional, que beneficia toda a região, e daqui a muitos anos continuaremos sendo lembrados, enquanto Associação de Municípios, por nossa mobilização e esforço conjunto. O tempo passa, mas o legado permanece.
PREFEITO DE ROQUE GONZALES – Fernando Macry
AMM é uma das associações mais organizadas do estado do RS. Sua força e união de todos os gestores demonstra o avanço dos projetos regionais estruturantes, mesmo em diretorias anteriores, como a ponte internacional e o aeroporto regional. Da mesma forma outros projetos como a duplicação da BR 285, e agora já iniciamos as tratativas para a possível duplicação da ERS 344.
PREFEITO DE SETE DE SETEMBRO – Márcio Politowski
Muito importante essa união do executivo missioneiro nas pautas regionais. Um município lutando sozinho é bem mais difícil de alcançar os objetivos. Como foi explanado hoje pelo presidente da AMM sobre o aeroporto de Santo Ângelo, que abrange toda a região missioneira e será um passaporte para investidores e turistas. Isso se deve muito a mobilização e força da associação.
PREFEITO DE ENTRE-IJUÍS – José Paulo Meneghine
A união da AMM é benéfica para os municípios, pois assim conseguimos com mais facilidade concretizar as nossas lutas regionais. Todos os prefeitos missioneiros prefeitos unidos, não é um prefeito, são 26 somando esforços. Essa união vem de anos e precisamos seguir trabalhando com a nossa AMM para que todos os municípios tenham a mesma voz, os mesmos direitos e de forma apartidária.
PREFEITO DE SÃO PEDRO DO BUTIÁ – Henrique Heberle
A união dos prefeitos missioneiros batalhando por objetivos e obras, que são importantes para alavancar o desenvolvimento regional, faz com que nós, prefeitos, continuemos atuando unidos. Nosso município está localizado no corredor missioneiro, BR 392, e tanto o aeroporto quanto a ponte internacional farão a diferença na economia regional, pois vão atrair empresas que estão mais no centro do país. Com isso, quem ganha é a população missioneira.
Por Equipe Portal das Mssões